Top 5 ferramentas de jardinagem

Para ser um jardineiro de verdade, é preciso gostar de plantas e não ter medo de sujar as mãos de terra. Mas alguns utensílios facilitam muito o trabalho. Em mais um episódio da série de vídeos feita em parceria com o Shopping Garden, Carol Costa conta quais são as 5 ferramentas indispensáveis para quem quer levar a jardinagem a sério. Prepare-se para subir de nível e deixar de lado as ferramentinhas de brinquedo!

Todas as plantas e ferramentas mostradas aqui você encontra em qualquer uma das três lojas do Shopping Garden: Tatuapé, Vila Nova e Sul – esta última, a
unidade onde o vídeo foi gravado.

Tesoura de desbaste


Essa ferramenta é diferente da tesoura de poda: ambas são para cortes, mas a de desbaste tem a ponta mais fina, é mais delicada e possui cabo em formato de alças. Invista em uma boa tesoura de desbaste, escolhendo um exemplar com lâmina de aço carbono, que é mais resistente à ferrugem e mantém o corte por mais tempo. É perfeita para podas em plantas com flores, trepadeiras de galhos finos, folhagens e caules mais finos. Após o uso, não esqueça de lavar e secar muito bem a tesoura. Você verá que o "cortar" será uma ação muito mais frequente que o "podar". A não ser que você tenha um jardim enorme com plantas adultas, deixe a tesoura de poda para o trato em espécies com caules mais rijos e lenhosos, como arbustos e galhos de árvores.

Pá funda


A pá funda é uma ferramenta mais portátil que uma pá tradicional. Parece um pouco uma colher beeeem funda e grande. Se você lembrou daqueles pegadores de grãos e farináceos, usado em antigos armazéns, parabéns. Você usará esse utensílio para manusear grandes quantidades de substrato, distribuir adubo granulado ou húmus de minhoca em seu jardim, canteiros de hortas e vasos. Nessa sua fase da jardinagem, você notará que existem três quantidades de materiais a granel: aquela que dá para usar as mãos (um punhadinho), a que enche um vaso ou uma floreira (um bocadão) e a utilizada em projetos paisagísticos (comece a contar em metros cúbicos!). A pá funda dará conta do recado de todos seus trabalhos nessa sua etapa da jardinagem. Escolha um modelo de metal, robusto, e com um cabo confortável.

Pistola de irrigação com reservatório para adubo


Com certeza você já tem um grande regador ou um esguicho para molhar suas plantas, mas uma pistola com reservatório é um item que quebra um galhão. Parece um esguicho, mas tem um "copo" ou garrafa acoplado em sua base que serve para colocar adubo farelado ou líquido. A água entra no reservatório e dilui o fertilizante de forma uniforme no momento da rega. Com isso, você economiza tempo e garante doses exatas de adubo para todas as plantas, olha que maravilha! Alguns modelos ainda possuem vários ajustes, seja para direcionar a água em jatos precisos, seja para criar aquela chuva fininha, ideal para não machucar plantas mais delicadas.

Vanga


Se você só tem vasos e um quintal cimentado, não será preciso investir nessa ferramenta. Porém, se tem chão de terra e bastante espaço para construir um jardim, a vanga será sua melhor amiga. Ela lembra uma pá, mas com uma estrutura plana e quadrada, sem aquele típico formato em concha. Sua superfície reta é perfeita para você cortar raízes e torrões de terra de forma precisa e sem esforço. Posicione a vanga no local desejado e pise na parte reta próxima ao cabo – você perceberá que o peso do seu corpo fará a ferramenta entrar facilmente no solo. O próximo passo é inclinar o cabo e, com um movimento de alavanca, deslocar a terra. Um torrão perfeito e quadrado se despreenderá do chão, quase que por mágica. Após o uso, lembre-se de deixar a lâmina bem limpa e seca, para garantir que sua vanga dure por toda a vida.

Kit de aspiração


Mais um utensílio super útil para os felizardos donos de grandes quintais, jardins, pomares ou sítios. Sabe aquelas folhas secas que caem das árvores, pequenos galhos podados ou as sobras que restam depois do uso do cortador de grama? Esse aspirador faz o trabalho chato de pegar todo o material orgânico espalhado, triturá-lo e armazená-lo em um saco. Você vai jogar fora esse tesouro? Nem pensar! Depois de recolhida, utilize essa palhinhas para cobrir o solo de canteiros, jardins e até mesmo vasos. Essa cobertura, conhecida como mulching, criará uma proteção natural para o solo, mantendo a umidade e temperatura ideais para as plantas – e ainda servirá como alimento para pequenos seres vivos que transformam essa palha toda em nutrientes. O que você investirá nessa ferramenta valerá cada centavo economizado em adubo, limpeza e em tempo de trabalho.

Viu só? Dá para contar nos dedos de uma mão a quantidade de ferramentas necessárias para que você execute tarefas em seu jardim com o pé nas costas!

Links:
Site do Shopping Garden
Instagram do Shopping Garden
Estúdio Elke Noda
50 Dias de Verde