Evite 3 erros comuns na jardinagem

Todo mundo que tem planta já cometeu estes três erros. Se ainda não o fez, depois de assistir este vídeo, saberá como uma boa dica é valiosa. Nossa jardineira Carol Costa mostra três deslizes bem comuns mas que, evitados, podem salvar sua planta.

Erro #1


Usar a regra de vaso grande em vaso pequeno.
Um erro comum e que vem da empolgação do jardineiro que que deseja seguir à risca o que aprendeu é fazer todas as camadas usadas num vaso, mas usando uma jardineira baixinha ou aquele vaso minúsculo. Com menos de 15 centímetros de altura, não caberá num vaso argila expandida, manta de drenagem, substrato, planta e camada de cobertura, as famosas palhinhas protetoras.

Quando fizer uma camada de drenagem, você precisa usar um material inerte, que não retém água e não se deteriora. Por isso, pedrinhas ou argila expandida ficam na parte de baixo do vaso. Já na cobertura do substrato, as palhinhas protetoras entregam nutrientes, evitam pragas e mantêm a umidade – pedrinhas só manteriam (um pouco da) umidade.

Erro #2


Mudar de vaso sem necessidade
Chegou em casa com aquela orquídea linda e já quer colocá-la num vaso novo? Calma lá... se a planta estiver florida, curta o momento, use um cachepô por enquanto e só quando caírem as flores, avalie se é preciso trocar de vaso.

Antes de trocar todo o substrato da planta, dá uma conferida antes, usando seu nariz. Se tudo tem cheiro que lembra terra molhada, grama, bosque, reaproveite o substrato. Só troque se tiver um cheirinho de azedo, que lembra feijão ou arroz esquecido na geladeira.

Erro #3


Regas com quantidades exatas
O tamanho da planta, a quantidade de substrato, o tamanho e o material do vaso, o ambiente em que ela está... nota quantos fatores podem influenciar na quantidade de água de uma rega? Antes de seguir aquela receitinha de 200 mililitros de água ou, pior, duas pedras de gelo (ué? vaso virou copo de drink?), use o bom senso e observe sua planta e o local que ela cresce.

A melhor regra pra molhar suas plantas é a do dedômetro: esfregue a ponta do indicador no substrato e, se sair suja de terra, ainda tem umidade e não precisa regar o vaso. Se saiu limpa, é hora de caprichar no regador.

Minhas Plantas recomenda