Enraizador caseiro pra todas as plantas

Seja aluno da Universidade Minhas Plantas, clique aqui pra fazer sua assinatura.

Estacas funcionam como um atalho pra multiplicar plantas. Você ganha tempo e uma planta nova, que se desenvolve de um pedaço da planta original. Dá pra ser mais rápido do que isso? Nossa jardineira Carol Costa diz que sim, se você usar as técnicas que ela ensina neste vídeo. Corre pra assistir!

Um único ingrediente


Muitas plantas possuem um superpoder: enraizar mesmo quando tudo parece perdido. A tiririca (Cyperus rotundus), por exemplo, possui tanto vigor no processo de se multiplicar que até mesmo de um único pedacinho de sua raiz, surge uma nova planta. Essa vontade de viver e se espalhar faz com que a planta seja tratada como praga em gramados, jardins e pastagens. Mas, veja como a natureza é generosa: o que pode ser visto por alguns como problema, pra você será a solução pra multiplicar e aumentar sua coleção de plantas!

Como fazer a calda enraizadora


Pra fazer um enraizador natural, tudo o que você precisa é colher algumas tiriricas – vale até do jardim da praça ou do vizinho! Na raiz dessa planta, você encontrará umas formações que lembram pequenas batatas e que armazenam seu super poder: um hormônio que acelera seu enraizamento. Separe um bom punhado de tiriricas, lave-as e bata tudo num liquidificador, como o mínimo possível de água. Coe esse caldo e, coloque em uma garrafa. Você pode guardar essa mistura por até 20 dias na geladeira – não se esqueça de marcar a garrafa, ninguém vai gostar de confundir um caldo de tiririca com algum suco. Aguarde pelo menos um dia pra que esse elixir esteja pronto pra uso.

Como usar o enraizador natural


A calda enraizadora feita com tiririca pode ser usada em qualquer planta. E as formas de uso desse extrato enraizador também são bem variadas. O líquido pode ser usado pra regar as plantas, misturado na água do regador. Também dá pra utilizar num pulverizador, borrifando o líquido nas plantas do seu berçário – neste caso, coe bem usando um filtro de café, pra evitar que o pulverizador entupa. Mas, como o assunto aqui são estacas, a melhor forma é deixar os segmentos das plantas que você quer reproduzir descansando no caldo enraizador.

Podando e tirando estacas


Como exemplo, Carol mostra como fazer estacas de uma begônia (Begonia brevirimosa) que está super longa. Apesar de ter folhas lindas, o caule está bem "pernudo". Não nascerão novas folhas na longa haste, então, pra criar um desenho mais volumoso na planta, a poda é a única solução – dessa operação, você ainda terá estacas! Com uma tesoura de poda, corte os segmentos da planta, sempre pertinho das áreas onde existam gemas. Serão daí, dessas regiões com protuberâncias, que raízes e novas folhas nascerão, depois que a estaca começar a se desenvolver.

Siga as três dicas


Três dicas pra conseguir estacas com maiores chances de enraizar: corte em bisel, ou seja, na diagonal. Esse ângulo evita que água se acumule na região do corte e também aumenta a área de enraizamento. A segunda dica é remover dois terços das folhas. No momento, a planta precisa criar raízes e, quanto mais folhagens forem mantidas, mais água e energia serão desperdiçadas. Em alguns casos, vale até cortar parte das folhas grandes. A terceira técnica é usar o caldo enraizador. Deixe as estacas mergulhadas no extrato de tiririca, de um dia para o outro. A planta absorverá o hormônio enraizador e só precisará de um pouco de substrato pra começar a desenvolver suas novas raízes.

Cuide das estacas até enraizarem


Apesar de retiradas de uma planta adulta, lembre-se que as estacas devem ser tratadas como bebês – ainda não há folhas, muito menos raízes, pra que a verdinha se desenvolva sem proteção. Proteja as estacas do sol forte e fique de olho nas regas, até que a plantinha comece a se virar sozinha.

Quer aprender mais técnicas pra multiplicar e cuidar das suas plantas? Na Universidade Minhas Plantas você encontra o Como Tirar Mudas e as lives do Rebrotaclique aqui pra fazer sua assinatura.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
tiririca (Cyperus rotundus)
begônia (Begonia brevirimosa)
tesoura de poda, da STIHL

Figurino:
Carol usa macacão da À Flor da Pele

Seja aluno da Universidade Minhas Plantas, clique aqui pra fazer sua assinatura.

Minhas Plantas recomenda