Conheça os tipos de poda e quando usá-las

Chega de receio quando ouvir a palavra "poda" – este vídeo é pra cortar o seu medo de uma vez por todas, e da forma correta, como toda poda deve ser: com conhecimento e precisão. Nossa jardineira Carol Costa explica os vários tipos de poda e os motivos dos cortes, pra você encarar a tesoura afiada, descartar a insegurança e fazer brotar esse espírito jardineiro.

Equipamento afiado


Numa poda, é importante usar a técnica correta e ter o equipamento adequado e bem ajustado. As lâminas devem estar afiadas pra evitar que a ferramenta "mastigue" e acabe arrancando uma parte da planta ao invés de fazer um corte. A técnica da poda também deve estar "afiada", ou seja, o jardineiro deve saber bem o que está fazendo pra que a operação de poda tenha o efeito desejado e não prejudique a planta.

Poda de elevação de copa


Uma poda pode ser feita numa árvore jovem pra levantar sua copa. No exemplo do vídeo, Carol mostra uma lofantera (Lophanthera lactescens), uma árvore nativa que produz cachos longos e pendentes. Cortar os galhos mais baixos farão com que o desenho da árvore seja "erguido", com os ramos concentrados na parte mais alta da planta. Um outro bom exemplo é o resedá (Lagerstroemia indica), um arbusto de ramos abundantes e, com a poda de elevação, é possível conseguir que ele tenha aquele desenho de arvorezinha – tronco longo e copa cheia.

Poda de frutificação


A intenção dessa poda é fazer com que as frutas que crescerão nos galhos consigam receber sol na medida certa. Quanto mais raios solares a fruta recebe, mais rápido e uniforme é o seu processo de amadurecimento. A poda correta remove galhos que bloqueariam os raios solares e, como bônus, permite uma melhor circulação de ar nas frutas – o que é ótimo pro seu desenvolvimento. Carol usa como exemplo uma astrapéia (Dombeya wallichii) que teve uma poda para remoção de galhos internos.

Poda de floração


Talvez a mais conhecida dos jardineiros, essa poda é feita em plantas que dão flores exatamente pra que produza uma maior quantidade de botões. O melhor exemplo é a poda da roseira e, como nossa louca das plantas está no parque das rosas, o Bloemen Park, você verá como um corte correto pode estimular o surgimento de vários botões. Uma enorme fileira de roseiras "Black Forest" (Rosa "Black Forest") bem podada produz muito mais brotos do que se a planta crescesse livremente. A poda de floração funciona super bem em camélias, ixoras, pentas, mussaendas, rosas-do-deserto e outras espécies floridas.

Poda de condução


Aquela cerca-viva que parece um paredão de tão perfeita, se consegue com essa técnica. Plantas cultivadas com galhos próximos tendem a espalhar seus ramos quando crescem soltas. A poda de condução mantém toda a turma dentro da linha, removendo os galhos que crescem pros lados e mantendo outras plantas fora da brincadeira. Com uma tesoura de poda afiada, você remove os galhos mais finos e macios e, os grossos, com um cortador de arbustos.

Topiaria


Quem não se lembra daqueles arbustos em forma de animais, criados pelo personagem Edward Mãos de Tesoura, no filme com o mesmo nome? Essa técnica de dar forma à buxinhos (​Buxus sempervirens) e outros arbustos é chamada topiaria. Pra que seja possível criar linhas retas e niveladas, um jardineiro esperto usa um barbante esticado pros cortes saírem como planejado. Claro, é preciso uma ferramenta afiada e confiável, como um bom podador de arbustos.

Poda de manutenção


Essa, todo jardineiro faz, e alguns nem sabiam que se enquadra na categoria de podas. Aquele galho quebrado, ramos que estão com pragas em excesso ou até mesmo aquela flor que tá começando a ficar feinha, é também uma poda de manutenção. Carol mostra no vídeo uma enorme touceira de cóleus (Solenostemon scutellarioides)

Essa foi só uma introdução ao tema, vale deixar nos comentários qual a planta que você gostaria que tivesse um vídeo com a nossa jardineira professora explicando como executar as técnicas. Corta fora a timidez e deixa nos comentários seu pedido!

Materiais e locais mostrados no vídeo:
Bloemen Park, em Holambra, SP
tesoura de poda e podador de arbustos, da STIHL
luvas
óculos de proteção

Mais links:
cóleus
Inscreva-se no grupo do Telegram (o nosso "Telegreen") https://t.me/minhasplantas
Universidade Minhas Plantas
Loja Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda