Como fazer lírio-da-paz dar flor

Quer aprender a cuidar do seu jardim, de um jeito acessível pra todos? Inscreva-se no Jardinagem pra Todos, o evento gratuito que vai rolar de 22 à 25 de novembro, clicando aqui.

O lírio-da-paz é uma das plantas mais queridas e é facilmente encontrado em casa, em ambiente de sombra e meia sombra. Mesmo sendo tão popular, essa é uma planta que tem seus segredos e curiosidades. Nossa jardineira Carol Costa traz um vídeo-dossiê cheio de dicas e truques pra você nunca mais brigar com seu lírio-da-paz.

Espécies de lírio-da-paz


O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) pode ser o mais fácil de encontrar em gardens centers e floriculturas, mas existem outras espécies dessa família de planta tropical que vale a pena conhecer. O lírio-da-paz-gigante (Spathiphyllum ortgiesii "Sensation") veio das selvas mexicanas e, assim como seus primos equatorianos e colombianos, possui folhas de um verde bem intenso e dá flores brancas, mas com um tamanho que faz juz ao seu gigantesco nome. Também existe a versão variegada, com manchinhas claras nas folhas, o lírio-da-paz-variegado (Spathiphyllum wallisii variegatum), além da versão mini da planta.

Sol, calor e umidade


Não importa a espécie, todos os lírios-da-paz trazem como benefício, além da beleza, a capacidade de filtrar poluentes e aumentar a umidade do ar – quem não quer viver numa urban jungle? É só dar as condições certas pra essa planta, que adora calor, umidade e sol fraco, pra ter lírios-da-paz felizes e floridos. Evite locais secos, frios e de muita sombra.

Nada de flor verde


Seu lírio-da-paz dá flores verdes? Não é uma espécie diferente não, é a falta de Sol que faz com que a planta floresça pouco e sem a característica bráctea branca, a folha modificada que envolve aquela espiga central (essa, a verdadeira flor da planta).

Dicas e tretas comuns


Anote as dicas pra cultivar seu lírio-da-paz sem declarar guerra com a planta: usar palhinhas protetoras, adubar regularmente (de preferência com um adubo completo, como o Bokashi) e, não se esquecer das regas e oferecer um solzinho fraco pra florir. As tretas mais comuns são a dupla excesso de água e falta de Sol, que dá pra notar pelo apodrecimento dos caules e folhas amareladas; ar seco, com pontinhas das folhas ressecadas; falta de nutriente, com folhas de coloração muito claras ou amareladas de forma desigual; folha opaca, você resolve facinho passando na planta um pano molhado apenas com água. Mó paz! :-D

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi)
lírio-da-paz-gigante (Spathiphyllum ortgiesii "Sensation")
lírio-da-paz-variegado (Spathiphyllum wallisii variegatum)
adubo Forth Bokashi

Quer aprender a cuidar do seu jardim, de um jeito acessível pra todos? Inscreva-se no Jardinagem pra Todos, o evento gratuito que vai rolar de 22 à 25 de novembro, clicando aqui.

Minhas Plantas recomenda