- Todas
- 50 Dias de Verde
- adubo
- A Louca das Plantas
- arranjos florais
- árvores
- carnívoras
- começar do zero
- dentro de casa
- flores
- guias
- horta
- Jardim de Comer
- jardim vertical
- Lives
- livros
- mini jardins
- orgânico
- orquídeas
- paisagismo
- PANC
- plantão
- Planta Sem Praga
- pragas e doenças
- rega
- segredinhos
- Sob Medida
- sol forte
- suculentas
Como fazer lírio-da-paz dar flor
O lírio-da-paz é uma das plantas mais queridas e é facilmente encontrado em casa, em ambiente de sombra e meia sombra. Mesmo sendo tão popular, essa é uma planta que tem seus segredos e curiosidades. Nossa jardineira Carol Costa traz um vídeo-dossiê cheio de dicas e truques pra você nunca mais brigar com seu lírio-da-paz.
Espécies de lírio-da-paz
O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) pode ser o mais fácil de encontrar em gardens centers e floriculturas, mas existem outras espécies dessa família de planta tropical que vale a pena conhecer. O lírio-da-paz-gigante (Spathiphyllum ortgiesii "Sensation") veio das selvas mexicanas e, assim como seus primos equatorianos e colombianos, possui folhas de um verde bem intenso e dá flores brancas, mas com um tamanho que faz juz ao seu gigantesco nome. Também existe a versão variegada, com manchinhas claras nas folhas, o lírio-da-paz-variegado (Spathiphyllum wallisii variegatum), além da versão mini da planta.
Sol, calor e umidade
Não importa a espécie, todos os lírios-da-paz trazem como benefício, além da beleza, a capacidade de filtrar poluentes e aumentar a umidade do ar – quem não quer viver numa urban jungle? É só dar as condições certas pra essa planta, que adora calor, umidade e sol fraco, pra ter lírios-da-paz felizes e floridos. Evite locais secos, frios e de muita sombra.
Nada de flor verde
Seu lírio-da-paz dá flores verdes? Não é uma espécie diferente não, é a falta de Sol que faz com que a planta floresça pouco e sem a característica bráctea branca, a folha modificada que envolve aquela espiga central (essa, a verdadeira flor da planta).
Dicas e tretas comuns
Anote as dicas pra cultivar seu lírio-da-paz sem declarar guerra com a planta: usar palhinhas protetoras, adubar regularmente (de preferência com um adubo completo, como o Bokashi) e, não se esquecer das regas e oferecer um solzinho fraco pra florir. As tretas mais comuns são a dupla excesso de água e falta de Sol, que dá pra notar pelo apodrecimento dos caules e folhas amareladas; ar seco, com pontinhas das folhas ressecadas; falta de nutriente, com folhas de coloração muito claras ou amareladas de forma desigual; folha opaca, você resolve facinho passando na planta um pano molhado apenas com água. Mó paz! :-D
Materiais e plantas mostrados no vídeo:
lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi)
lírio-da-paz-gigante (Spathiphyllum ortgiesii "Sensation")
lírio-da-paz-variegado (Spathiphyllum wallisii variegatum)
adubo Bokashi
Minhas Plantas recomenda
Planta de coleção variegada
Paisagismo de Bolso
Paisagismo e jardinagem
Como eliminar trevos
Como remover cochonilhas
Influência da Lua nas plantas
Guia Rápido de Plantês – Orquídeas
Evite 3 erros comuns na jardinagem
Espécies de orquídeas brasileiras
Como prender orquídea na árvore
Como fazer um tutor pra orquídea
Perguntas e respostas sobre orquídeas