17 objetos de casa pra usar na jardinagem

Guarde este vídeo, porque aqui estão dezessete objetos que as pessoas têm em casa e que são úteis na jardinagem. Claro que regador, tesoura de desbaste e vaso de plástico são itens comuns na lista de qualquer jardineiro, mas o que rolinho de papel higiênico, papel alumínio e talco tem a ver com plantas? Nossa jardineira Carol Costa mostra como usar 17 itens incríveis que você tem aí na sua casa e que são uma mão na roda no cultivo das suas plantas.

Itens que você encontra na cozinha


Rolhas de vinho são usadas por alguns pra fazer decoração, mas que tal utilizá-las pra criar uma camada de drenagem nos seus vasos? Se o recipiente for de vidro, ainda dará um charme todo especial ao conjunto. Palitos de churrasco, hashis e até palitinhos de sorvete servem de tutor pra plantas novinhas e, ainda tem outro item na sua cozinha que serve pra prender o caule na haste: arames de pão de forma ou outras embalagens. Fácil de prender e soltar, araminhos são incríveis e orquídeas e trepadeiras agradecerão a ajudinha extra!

Cerdas pra que te quero


Escovas de dente usadas são uma mão na roda pra remover aquelas pragas chatas, como cochonilhas e pulgões. Com a ajuda de um pouco de sabão de coco, as cerdas da escova esfregarão e removerão os bichinhos indesejados. Pincel de maquiagem serve pra dar acabamento em arranjos, removendo terra de folhas e até de cactos! Se precisa espanar a poeira de folhas maiores, use uma trincha, daquelas de pintura mesmo! Se você faz arranjos, esse será o espanador perfeito pro substrato na bancada.

Sementeiras e estufinhas


Pra quem vai semear, as sementeiras perfeitas são rolinhos de papel higiênico. Mantém a umidade necessária e desmancharão na hora de plantar as mudinhas em vasos, garantindo que raízes delicadas não se partam no processo. Saquinhos de plástico transparentes, daqueles encontrados na seção de frutas e legumes, são ótimos pra fazer estufas improvisadas pra manter a umidade das mudinhas. Se quiser uma estufa pá-pum, use uma garrafa PET, daquelas de cinco ou seis litros – as transparentes são perfeitas!

Pega-pega jardinístico


Pra agarrar ou prender plantas, tem uma lista de objetos que você encontra aí na sua casa. Pinças de madeira ou bambu são ótimas pra segurar cactos e ficar longe dos espinhos. Meia-calça velha e redinha de feira, daquelas usadas pra ensacar limões, funcionam super bem pra pender orquídeas em árvores. Grampos de cabelo servem pra firmar plantas em um substrato até que elas estejam grandes o suficiente pra que suas raízes se fixem.

Itens que não vão pro lixo


As onipresentes bandejas de isopor têm várias utilidades: inteiras são berçários pra sementes e folhas de suculentas, principalmente as bandejas mais fundas. Quebradas em pedações, servem como camada de drenagem e, bem picadinhas, deixam o substrato mais arejado. Papel-alumínio (sem gordura ou restos de alimento) funciona como um refletor de raios solares. Revista uma estrutura lisa e coloque atrás da planta que está perto da janela, pra que os raios de sol alcancem a parte que ficaria na sombra. Aquele paninho de pia, todo furadinho, não vai pro lixo depois do uso: é ótimo pra servir de manta de drenagem, separando o substrato das pedrinhas de drenagem. Se vai plantar algo que seja anual, como hortaliças, dá pra usar coador de café de papel usado! Os filtros de papel também servem pra separar as partículas de um líquido quando você precisa usar o borrifador, evitando que entupa seu equipamento.

Micronutriente com ou sem perfume


E talco? A dica vai bem além de usá-lo pra colocá-lo dentro da luva de jardinagem. Seja pra bebês, antipulgas pra pets ou até mesmo aquele que a gente polvilha dentro do tênis pra acabar com o mal cheiro (sai, chulé!) serve, já que todos os talcos possuem ácido-bórico e, por tabela, boro, um micronutriente pras plantas enraizarem. Use bem pouquinho, uma colherinha de café rasa no substrato tá ótimo!

Ufa, é uma baita lista, meio maluca mas muito útil! Mas é quase certeza de que você usa nos seus vasos ou jardim algum objeto bem inusitado e que não é de jardinagem. Conta aqui nos comentários, compartilha esse conhecimento e mostre seu lado MacGyver jardineiro!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
rolhas
palitos
arame de pão de forma
escova de dente
pincel de maquiagem
trincha
rolinho de papel higiênico
saquinho de plástico
garrafa PET
pinças de madeira
redinha de feira
meia-calça
bandeja de isopor
papel-alumínio
pano de pia com furinhos
coador de café de papel
talco

Inscreva-se na Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Minhas Plantas recomenda