Como salvar uma planta afogada

Inscreva-se no Planta Sem Praga clicando aqui.

O que fazer quando você regou um canteiro demais? Dá pra matar uma planta afogada? Se um vaso não tiver furo e dá pra notar água até a superfície, o que acontece com a verdinha? Antes de derramar suas lágrimas, assista este vídeo – nossa jardineira Carol Costa vai tirar suas dúvidas sobre água demais até a última gota!

Sinais que a planta dá


Rega demais pode ser percebido de várias maneiras e, não precisa chegar ao exagero de ver as palhinhas protetoras boiando num vaso. Dá pra saber exercitando o olhar e notando o que a planta mostra, só usando o Plantês, o idioma que as verdinhas usam pra conversar com a gente e o ambiente.

Perda de folhas


Notou folhas caindo sem motivo? Aquela espécie que deveria estar mais cheia apresenta um caule mais pelado e tem folhinhas que caem só de tocar é uma forte candidata à excesso de água. Existem outros motivos que poderiam fazer com que a planta perdesse folhas mas, pra ter certeza de que o culpado seria a “molhite”, tem um jeito simples: o dedômetro. Toque o substrato com a ponta do dedo e, se sair sujo, quer dizer que o vaso está bem molhado.

Olhe as raízes


Continue investigando e veja se a planta fica num local onde pode haver excesso de água ou solo encharcado. Se além de folhas caindo você notar que as raízes estão apodrecendo (puxe a planta do vaso e dê uma olhada), é um mau sinal. Tá lotando de pragas? Pois é, planta fraca e em condições propícias pros bichinhos farão a verdinha virar convite pra pragas. Quando é excesso de água, a planta sinaliza de baixo pra cima.

Quando não tem salvação


Quando a situação é grave, talvez você precise entender que perdeu a planta. Quando tem água em excesso, pode ser até que a planta seja uma fonte de bactérias e lar de lesmas no seu jardim. O melhor é descartar a planta e evitar que doenças se alastrem e ataquem outras verdinhas.

Excesso de água e planta seca?


Algumas espécies, como a jiboia, gostam de umidade e até armazenam água em seus caules carnosos. Se há excesso de água, a planta se livra de uma parte e dá um sinal bem interessante: parece que tá seca! Isso porque a raiz ou parte do caule se deteriorou e a água que deveria passar por todo o caule não é captada e, parece que tá com falta de rega. Compare uma planta saudável com a que você desconfia que tá com excesso de água.

Umidade e cogumelos


Cogumelos são um termômetro natural: indicam umidade e excesso de matéria orgânica. Você não verá cogumelos em locais com sol e substrato mais seco. Se apareceram no seu vaso, vai lá dar uma espiada de perto porque é certeza que o local tem mais umidade do que o necessário pra sua planta.

Como salvar a planta


Se encontrou essas situações em suas plantas, bora pra parte de como resolver essas tretas. Nossa piracicabana preparou uma lista de passos que podem te ajudar a recuperar suas verdinhas. O primeiro passo é suspender as regas. Depois, tire a planta do vaso e exponha suas raízes, como Carol mostra no vídeo. Isso aumenta a circulação de ar (raízes também precisam de ar) e faz com que o substrato seque mais rapidamente. Passado um dia da planta com as raízes expostas, veja se alguma parte da planta se solta. Partes que se desprendem podem ser removidas. Com o que sobrou da planta, prepare um novo vaso e replante. A dica aqui é usar um vaso pequeno e, nada de ficar molhando. É neste momento que você pode fazer estacas e também remover possíveis pragas. No vídeo, Carol usa um palitinho pra remover cochonilhas antes de plantar. Use canela em pó pra proteger as partes cortadas de ataques de fungos e bactérias.

Planta Sem Praga


Agora que sabe como salvar uma planta afogada, que tal aprender como se livrar de pragas? Inscreva-se no Planta Sem Praga, que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, às 14h.

Minhas Plantas recomenda