Receita de Detox pra combater pulgão e cochonilha

Inscreva-se no Aulão Grátis de Horta, clicando aqui

O Detox de praga agora está melhor! Quem tem planta e nunca sofreu com pulgões e cochonilhas, que atire a primeira pedra. Nossa jardineira Carol Costa tem uma solução natural na manga e esta é uma versão melhorada do que ela já testa há muito tempo: uma calda caseira, feita com ingredientes fáceis de encontrar e que pode ser aplicada até em hortaliças!

Folhas de mamão ou tomate


Pra preparar o Detox, a base desta calda são folhas de mamoeiro ou tomateiro. Não tem negociação aqui, verdim: ou um ou outro e, não tem como substituir esse ingrediente. As enzimas que as folhas do tomate e do mamão possuem é o que reage com o corpo do bichinho e, literalmente, dissolve sua pele. Dá pra arrumar folhas de mamão por aí, em alguns quintais e até mesmo em terrenos baldios, semeados por pássaros. Já as folhas do tomate, ou você cultiva em casa (tem um aulão aqui, no fim da descrição) ou, conversa com o verdureiro na feira que ele consegue algumas pra você.

Modo de fazer


Quebre duas folhas, com talo e tudo, do mamão ou então, use cinco folhas de tomate e coloque num liquidificador. Adicione uma cebola (pique grosseiramente), cinco dentes de alho, duas colheres de sopa de canela em pó, uma colher de sopa de pimenta seca ou então, duas pimentas dedo-de-moça e, um pedacinho de sabão de coco – se não tiver, vale cinco gotinhas de detergente neutro. A receita é bem improvisada, por isso, vale testar o que funciona melhor aí na sua casa. Coloque o mínimo de água, o suficiente pra bater tudo no liquidificador. Carol no vídeo usou 300 ml de água. Coe a mistura em duas etapas, a primeira com a peneira e a segunda, com um coador de papel para café. Esse processo é necessário pra evitar que pedacinhos entupam o seu pulverizador.

Como usar


Pra usar, você fará uma mistura pra utilizar num pulverizador. Ajuda muito um pulverizador de pressão acumulada, como Carol usa no vídeo mas, se não tiver, vale um daqueles mais simples. A calda do Detox é concentrada, então você deve diluí-la com mais água, numa proporção 10/1: para cada dez parte de água, uma parte de Detox concentrado. Carol usou um litro de água e adicionou 100 ml da calda.

Melhor horário pra aplicação


Borrife o Detox nas suas plantas, num horário de sol fraco – manhãzinha ou no fim do dia. Como a calda é bem potente, usá-la nos horários de sol forte pode queimar suas plantas. Pode borrifar toda a planta, principalmente no verso das folhas. Esta aplicação deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana e, num período de um mês. Borrifar uma única vez ataca apenas as pragas adultas e, onde tem pulgão e cochonilha, tem também os bichinhos em outros estágios. A calda tem uma duração de uma semana, então vale a pena fazer a quantidade que vai usar.

Insetos e outros bichinhos


Pulgões e cochonilhas surgem por deficiência de nutrientes, então não esqueça de adubar suas verdinhas. O termo "praga" indica uma infestação fora de controle. Antes de usar o Detox, vale dar uma olhada e ver se não dá pra remover os invasores de um jeito mais localizado. A calda pode servir pra combater as cochonilhas e pulgões mas, ataca igualmente outros seres benéficos: abelhas, joaninhas, aranhas, minhocas e outros bichinhos do bem podem ser prejudicados se você usar o Detox sempre que avisar uma única cochonilha. Lembre-se de que o poder está com você, verdim!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
folhas de tomateiro ou mamoeiro (mamão)
dentes de alho
cebola
canela em pó
pimenta seca ou fresca (tipo dedo-de-moça)
sabão de coco
água
liquidificador
peneira
coador de papel para café
pulverizador de pressão acumulada

Figurino:
Carol usa blusa Yogini, colar Studio Drê Magalhães e brinco Marina Sheetikoff.

Inscreva-se no Aulão Grátis de Horta, clicando aqui.

Minhas Plantas recomenda