Organize suas plantas usando vasos e suportes

Inscreva-se no Intensivão de Jardinagem: clique aqui

Todo mundo que gosta de plantas começa trazendo um vasinho pra dentro de casa, arranjando outra planta, comprando mais uma espécie e, de repente, tem um montão de verde espalhado pela casa. Como organizar essa selva particular? Nossa jardineira Carol Costa te ajuda nesta série de 4 vídeos chamada "Como organizar suas plantas em casa". No quarto episódio, vasos e suportes.

Um ou vários vasos


As dicas valem pra uma grande quantidade de plantas em vasos diferentes ou, um único vaso com várias espécies plantadas. Nos vídeos anteriores desta série, os conceitos de tamanhos, formatos e cores foram aplicados às plantas mas, o mesmo raciocínio serve para escolhermos os vasos. O bacana é que, mesmo num formato específico ou, num determinado material, você pode encontrar propostas que trarão um pouco mais de "bossa" pro seu conjunto. Alturas, larguras, tonalidades e até sutis mudanças, como uma borda mais pronunciada, farão com que os vasos possam dialogar melhor com suas plantas.

Do que são feitos os vasos


Materiais são interessantes e ajudarão a compor sua proposta. Quer algo mais moderno? Texturas lisas e brilhantes ajudam a transmitir essa ideia. Algo mais rústico? Terracota, vasos de barro ou até de madeira poderão dar o ar mais campestre que você deseja. Louças deixam um clima romântico, metal traz sobriedade, pedras e troncos dão um jeitão mais orgânico.

Vá além de vasos e cachepôs


Além dos vasos e cachepôs, use a seu favor outros itens: alguns brinquedos ou esculturas pra dar um toque divertido ao conjunto. Elementos naturais, mesmo que sem plantas, podem "amarrar" tudo e transmitir ainda mais a sensação de unidade do grupo de vasos e plantas que você quer usar na sua casa.

Lei da compensação


Utilize os elementos como complementos mas, pense em "compensar" o local. Por exemplo, um piso brilhante pede um vaso mais fosco, pra não brigar pra ver quem brilha mais. Com as plantas, faça o mesmo. Uma folhagem super lustrosa e envernizada pede um cachepô ou vaso mais comportado e vice-versa. Agora, aproveite todas as dicas dessa série e coloque em prática seu aprendizado. E, se ainda tem vontade de aprender mais, não deixe de se inscrever no Intensivão de Jardinagem - aqui vai o link: http://bit.ly/mp_intensivao

Créditos:
Figurino:
blusa Osklen, colar Studio Drê Magalhães,
calça Flávia Aranha, tênis Outer

Agradecimento:
Hotel 1948

Plantas:
Dracena fragrans
begônia (Begonia brevirimosa)
renda-francesa (Rumohra adiantiformis)
ráfis (Raphis excelsa)
sansevéria (Dracaena trifasciata "Jiboya")
Aglaonema "Lawan"

Produtores de plantas
Acosta Plantas
Flora Fujimaki
Magna Flora
NaturAYO
Sítio São Jorge NSA
van Vliet

Vasos, cachepôs e acessórios:
vaso Atlantis: T.S. Brasil
cachepô de barbante, cachepô de gravetos: Floral Atlanta Decor
banquinho de madeira, vaso de plástico: Shopping Garden Sul
cachepô de feltro: Goma Ateliê
cachepô de concreto: Estúdio Plume
garrafa de madeira: O Designer Artesão
cachepôs de feltro: Feltros Santa Fé
tripé de ferro: Vasart
jarro de cerâmica esmaltada: Carol Lamaita

Onde comprar:
Net Shopping Garden
Click Jardim

Inscreva-se no Intensivão de Jardinagem: clique aqui

Minhas Plantas recomenda