Organizar suas plantas por formatos

Inscreva-se no Intensivão de Jardinagem: clique aqui

Todo mundo que gosta de plantas começa trazendo um vasinho pra dentro de casa, arranjando outra planta, comprando mais uma espécie e, de repente, tem um montão de verde espalhado pela casa. Como organizar essa selva particular? Nossa jardineira Carol Costa te ajuda nesta série de 4 vídeos chamada "Como organizar suas plantas em casa". No segundo episódio, formatos.

O espaço que as plantas ocupam


Plantas decoram qualquer ambiente. Sejam pequenas, grandes, com folhas largas, esguias, compridas ou rasteiras, as verdinhas preenchem uma área em todas as direções. Isso é o que chamamos de volume. Explorar combinações de volumes diferentes pode deixar seu arranjo muito mais interessante.

Crie combinações interessantes


Quando você coloca várias espécies juntas, vá além das cores e alturas: observe o formato das folhas e o desenho que a planta faz. Se escolher folhagens que são muito parecidas, o conjunto pode ficar monótono. E, se você usar formas intermediárias, como uma planta com folha longa e pontuda, uma mais larga e ainda assim, com uma pontinha e, uma terceira, quase oval, ainda assim, pode não ter o efeito esperado. Isso porque existe uma transição entre os formatos, mesmo com plantas diferentes. Mas, se trocar a folhagem larga e espetadinha por algo bem diferente, como uma espécie com folhinhas pequenas e delicadas ou, bem finas e longas, quase como espinhos, você terá algo que "quebra" a monotonia e deixa o grupo com muito mais detalhes pra observar.

Formas e sentidos


Aproveite não só o formato das folhas: os galhos, hastes e ramos trazem efeitos muito bem vindos pra compor arranjos mais bonitos. Uma planta que possui longos espaços entre suas folhas pode trazer mais leveza à uma espécie com folhagem densa e compacta. Se escolher uma verdinha que possui uma longa cabeleira, como uma samambaia ou uma hera, ela certamente terá seu efeito de cascata mais evidente se combinada com uma outra planta que possui folhas que crescem para cima. Você pode brincar com essas formatos e criar suas composições e, pode realçar as diferenças usando alguns artifícios como tripés, hangers, vasos mais altos e outros tipos de apoios.

Brinque com as difenças


Não se prenda somente à espécies totalmente diferentes; às vezes, a mesma família de plantas pode ter tanta variação que, um grupo pode se tornar bem interessante. Veja o sentido em que as folhas crescem, se ela tem um desenho mais pendente ou ereto. Os galhos se desenvolvem pra cima e, em determinado tamanho, se dobram e criam um arco? Aproveite o espaço que se forma abaixo dessa cobertura! A planta sobe magrinha e cria um tipo de copa? Imagine qual espécie pode ser colocada ao seu lado e ainda assim, deixar em evidência a forma de arvoreta!

Formatos pra todos os gostos


Vá além e pense na imensidão de formas e os desenhos que as plantas criam. Espécies de folhas longas e espalmadas, como o chifre-de-veado, ou furadas, como a costela-de-adão, são espaçosas. Folhagens delicadas e rendadas como da renda-francesa e da avenca criam montinhos verdes e bem marcados. Largas e viçosas como das Dienffecachias criam uma sensação de ascensão. As espetadas e rígidas Sansevierias ocupam um espaço de forma imponente e sóbria. E ainda, se você puxar pela memória, certamente lembrará de formas franjadas, arredondadas, em forma de pluma... deixe sua imaginação voar!

Créditos
figurino: blusa Osklen, colar Studio Drê Magalhães, calça Flávia Aranha e tênis Outer

Agradecimento:
Hotel 1948

Plantas:
Dienffecachia amoena "Mariana", Dienffecachia amoena "Vesuvius", renda-francesa (Rumohra andiantiformis), chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum), hera-variegada "Gloire de Marengo" (Hedera algeriensis "Gloire de Marengo") e hera (Hedera helix): Sítio São Jorge NSA
Aglaonema "Lawan": Acosta Plantas
Sansevieria cylindrica "Boncel", Sansevieria trifasciata "Jiboya" e Dracaena angolensis "Boncel: NaturAYO
Begonia maculata: Flora Fujimaki

Acessórios
Cachepôs de madeira: Floral Atlanta Decor
Suportes metálicos: Vasart
Vaso esmaltado Atlantis: T.S. Brasil
Substrato: All Garden

Onde comprar:
Cachepôs e vasos: à venda no Net Shop Garden
Suportes metálicos à venda no Click Jardim

Inscreva-se no Intensivão de Jardinagem: clique aqui

Minhas Plantas recomenda