Organizar suas plantas por cores

Inscreva-se no Intensivão de Jardinagem: clique aqui

Todo mundo que gosta de plantas começa trazendo um vasinho pra dentro de casa, arranjando outra planta, comprando mais uma espécie e, de repente, tem um montão de verde espalhado pela casa. Como organizar essa selva particular? Nossa jardineira Carol Costa te ajuda nesta série de 4 vídeos chamada "Como organizar suas plantas em casa". No terceiro episódio, cores.

Verde que te quero verde


Não existe um único verde "planta". As tonalidades variam muito, e vão além do bem clarinho e o verde super escuro. Tons fechados que que se aproximam do azulado ou então, aqueles radiantes que quase se mistura ao amarelo, podem trazer um montão de variações verde pra você usar e abusar. A sacada é juntar plantas com desenhos diferentes, pra fugir da mesmice e quebrar a monotonia entre elas.

Pense além das flores


Indo além do verde, você pode utilizar outras de cores. E, não pense apenas em flores, apesar de ser a primeira coisa que nos vêm à cabeça quando imaginamos cores e plantas. Claro, essas belezinhas coloridas sempre terão um lugar na sua casa e no seu coração mas, ao pensar num projeto de paisagismo, a duração é muito importante. Flores duram bem menos tempo em comparação com folhas. O pulo do gato é usar as folhagens ao seu favor.

Folhagens de todas as cores


Existem muitas folhagens que são super coloridas. Folhas roxas, vermelhas, rosas, amarelas, marrons, prateadas... não é preciso esforço pra olhar pra planta e ter a atenção totalmente tomada pela intensidade de suas cores. Certas espécies tem como característica marcante exatamente o fato de possuir cores bem definidas. E a cor da planta vai além. Assim como existem tonalidades de verdes, existem intensidades de cores, algumas, até mesmo no mesmo exemplar. Folhas novas e mais antigas podem ter alterações, de algo intenso pra tons mais suaves, e, ainda assim, mantendo-se na sua cor "padrão". E, outras plantas, podem migrar suas folhagens pra cores distintas.

Combinando as cores


É aí que começa a brincadeira. Pra criar um projeto paisagístico visualmente interessante, você pode escolher cores análogas (primas), ou seja, que sejam bem similares ou, cores opostas, que contrastam entre si. Um exemplo de cores análogas são o amarelo e o laranja, onde uma é quaaase uma variedade (mais clara ou escura) da outra. Já nas cores opostas, a diferença é bem marcante, como o verde e o vermelho. São completamente diferentes mas ainda assim combinam bem. Use a escala cromática para visualizar melhor essas opções (vá para o 9:30 destes video).

Estampas e padronagens


Além de cores e tonalidades, plantas possuem estampas. Listras, pintas, manchas, nervuras, desenhos abstratos ou padrões bem definidos, tudo isso deixa qualquer arranjo muito mais interessante. Procure e encontrará folhas com bolinhas, algumas rajadas, outras que parecem salpicadas de tinta, com cores marcantes em suas nervuras, espécies com padrões bem definidos, tem pra todos os gostos.

Brilho e vice-versa


A informação extra que se aplica muito bem quando se pensa em cores é o brilho. Certas plantas possuem tanto brilho que parecem metalizadas ou plastificadas, de tão reluzente e encerada que são suas folhas. E ainda, você encontra cor no verso de algumas folhagens! Demais, né? Cola na Carol Costa que tu brilha!

Figurino:
blusa Osklen, colar Studio Drê Magalhães,
calça Flávia Aranha, tênis Outer

Agradecimento:
Hotel 1948

Plantas:
ráfis (Raphis excelsa)
Asplenium nidus "Crissie"
eucalipto (Eucalyptus gunnii)
cinerária (Senecio douglasii)
Adiantum macrophyllum
camarão-amarelo (Pachystachys lutea)
asa-de-anjo (Pilea spruceana)
Aglaonema "Lawan"
acalifa (Acalypha wilkesiana)
tinhorão (Caladium x hortulanum)
cróton (Codiaeum variegatum "Petra")
Aucuba japonica
gengibre-variegado (Alpinia vittata)
chuva-de-prata (Leucophyllum frutescens)
maranta-riscada (Calathea ornata)
Alocasia x amazonica
confete (Hypoestes phyllostachya)
Begonia maculata
ave-do-paraíso (Strelitzia reginae)
Begonia brevirimosa
maranta-bigode-de-gato (Maranta leuconeura "Erythroneura")

Produtores de plantas
Acosta Plantas
Flora Fujimaki
Magna Flora
NaturAYO
Sítio São Jorge NSA
van Vliet

Vasos, cachepos, suportes e substratos
All Gardenmbra/
Floral Atlanta Decor
T.S. Brasil
Vasartial/

Onde comprar:
Net Shopping Garden
Click Jardim

Inscreva-se no Intensivão de Jardinagem: clique aqui

Minhas Plantas recomenda