Os segredos da orquídea havaiana

Aproveita e já se inscreva na "Semana da Orquídea", um curso gratuito entre 09 e 14 de dezembro (clique)

Nem só de Phalaenopsis vivem os amantes de orquídeas. Se você quer plantas com flores bonitas e fáceis de cuidar, as orquídeas havaianas são uma ótima opção. Nossa jardineira Carol Costa apresenta essas plantas e conta todos os segredos da orquídea havaiana. Aloha!

Uma orquídea resistente


Uma das grandes vantagens das orquídeas havaianas é sua resistência. São espécies fáceis de cuidar, além de serem super adaptadas ao nosso clima brasileiro – sim, existem muitas espécies nativas de Oncidium, o principal gênero das orquídeas havaianas. Pra quem já tem quer aumentar a coleção ou, é novato no cultivo de orquídeas, estas plantas são perfeitas.

Flores em abundância


As orquídeas havaianas florescem generosamente e, dão flores mais de uma vez por ano, Suas hastes ficam cheinhas de flores, com suas pétalas delicadas e desenhadas, por um longo período. Quase sempre, a planta tem mais de uma haste de flor, aguardando sua vez de brilhar. Mesmo sem flores, a planta tem um porte elegante, mantendo-se verdinha até a próxima florada, que não tarda em chegar.

Cores e formas das flores


As cores das flores das orquídeas havaianas vão bem além do amarelo. Você encontra flores de pétalas lilases, alaranjadas, vermelhas, rosas e, muitas outras com padrões e desenhos incríveis. Além da variedade de cores, os formatos bem distintos das flores são outro atrativo deste gênero, algumas com formas de estrelas bem longilíneas, enquanto outras possuem sépalas e pétalas bem grandes.

Variedades e cruzamentos


A chuva-de-ouro (Oncidium) é um dos exemplares mais conhecidos desse gênero de orquídeas. Desse mesmo grupo, a charmosa Burrageara "Spanish Gold", as douradas Oncostele "Hilo Firecracker Lucky Strike" e Burrageara "Brazilian Sun" também são do gênero Oncidium mas, chamadas intergenéricas. São "misturas" de espécies de orquídeas, ajudadas pela mão humana e selecionadas os exemplares com os mais belos padrões e cores de flores. A Magna Flora cultiva mais de 30 variedades, além de ser o maior produtor de orquídeas havaianas do Brasil – foi lá, em suas estufas, que nossa louca das plantas gravou este vídeo. Essa enorme variedade e mistura de espécies surpreende mas, aos poucos, você se acostuma a observar a planta e perceber características familiares entre elas. Não estranhe se, ao ver uma flor da orquídea havaiana, pensar que a pétala parece com a de uma espécie e a cor, "puxou" outra. Lembra de quando alguém olhava pro Harry Potter e dizia "– Você se parece com seu pai, exceto pelos os olhos, tem os olhos da sua mãe."? É mais ou menos isso! Característica de alguns gêneros, como o Miltonia e Brassia, são fáceis de perceber nessas orquídeas.

Como cuidar da orquídea havaiana


Fáceis de cuidar, as orquídeas havaianas são resistentes a um período maior sem regas – note os pseudobulbos da planta, um reservatório natural de água e nutrientes. Claro que não é pra deixá-las passar sede sem necessidade! Por isso, dedômetro pra tocar o substrato e saber quando molhar, adubação (oi, Bokashi!) e, algumas horas de sol, preferencialmente pela manhã, tornarão suas orquídeas havaianas felizes e floridas. Estas são plantas bem longevas, dando muitos brotos e hastes florais, quando bem cuidadas.

Uma curiosidade: o nome "havaiana" é devido à origem da melhoria genética dessas flores. É do Havaí que as mudinhas vêm pro Brasil, olha só que interessante!

Gostou das espécies apresentadas neste vídeo? Peça pro vendedor ou pro gerente da sua floricultura ou garden center preferido encomendar as plantas da Magna Flora, através do Veiling Holambra. Em suas estufas na cidade de Holambra (SP), a Magna Flora cultiva mais de 30 espécies de orquídeas havaianas – dá pra ter uma flor diferente pra cada dia do mês!

Agradecimentos:
Magna Flora

Espécies mostradas no vídeo:
Burrageara "Spanish Gold"
Oncostele "Hilo Firecracker Lucky Strike"
Burrageara "Brazilian Sun"
Beallara "Big Shot Hilo Sparkle"
Aliceara "Pacific Nova"
Odontocidium x Catatante "Pacific Sun King"

Quer saber mais como cuidar de suas orquídeas? Não deixe de se inscrever no canal e também aproveite pra participar da "SEMANA DA ORQUÍDEA", um curso gratuito que acontecerá entre 09 e 14 de dezembro – clica aqui.

Minhas Plantas recomenda