- Todas
- 50 Dias de Verde
- adubo
- A Louca das Plantas
- arranjos florais
- árvores
- carnívoras
- começar do zero
- dentro de casa
- flores
- guias
- horta
- Jardim de Comer
- jardim vertical
- Lives
- livros
- mini jardins
- orgânico
- orquídeas
- paisagismo
- PANC
- plantão
- Planta Sem Praga
- pragas e doenças
- rega
- segredinhos
- Sob Medida
- sol forte
- suculentas
Orquídeas com raízes pra fora do vaso
Conheça o Curso Online Orquídeas sem Frescura com Carol Costa: clique aqui
Orquídea com raízes pra fora pode parecer algo estranho pra quem não tá acostumado com a planta. Afinal, a beleza de suas flores e as linhas discretas da folhas parecem não combinar com raízes que, na nossa concepção, deveriam estar quietinhas dentro de um vaso. Nossa jardineira Carol Costa explica o motivo de orquídeas terem raízes rebeldes que insistem sem saírem do seu local e parecerem ter vontade própria, quase que como nos desafiassem. Sabe aquela criança pequena que vai à escola e, ao invés de ficar sentadinha como a "tia" pediu, insiste em se levantar a todo instante? Bora conhecer a "raiz do problema" das raízes expostas de sua orquídea!
A natureza manda nas raízes da orquídea
O primeiro motivo pra raízes insistirem em ficar do lado de fora do vaso é a natureza da planta. Muitas espécies gostam de ser assim, com raízes assanhadas e vivendo uma vida sem vergonha. No vídeo, nossa louca das plantas mostra uma Rodriguezia lanceolata x Oncidium hidrophyllum, toda feliz e florida, assim como a Dendrobium loddigesii. Vandas e espécies do grupo Oncidium são bons exemplos de orquídeas que expõe suas raízes. Essas são plantas epífitas, que vivem sobre outras espécies maiores, como árvores. Então, nem pense em confinar em um vaso as raízes de uma planta que, por natureza, teriam essas partes expostas e usando-as como braços para se agarrar num tronco de árvore.
Raízes das orquídeas "pegam" nutrientes no ar
O segundo motivo para uma orquídea ter raízes expostas é para ajudar na absorção de mais nutrientes. Neste caso, as orquídeas usam seus "membros" como se fosse um rastelo, arrastando todo tipo de material que pode ser transformado em nutrientes para a planta: folhas secas, insetos mortos, cocô de passarinhos, e por aí vai. A diferença é que um rastelo é usado para sair "varrendo" essas sujeiras do chão e juntá-las num canto. As orquídeas ficam ali, quietinhas, usando as raízes quase como um grande guarda-chuva, esperando que algo caia na sua cabeleira e fique ali, enroscadinho pra virar adubo do bom. É o caso de orquídeas do gênero Catasetum, que criam uma verdadeira vassourinha. A especialização nessa catação natural é tão grande que as raízes nascem para cima, facilitando que coisas pequenas caiam e fiquem ali, enroscadas.
O vaso é pequeno demais pra orquídea
Tem algum motivo, além do natural, para que suas orquídeas estejam com raízes expostas? Tem, e podem ser um destes: ou a planta foi mal plantada, ou o vaso é pequeno. Plantas de hastes longas, podem ficar instáveis e, para corrigir isso, a orquídea começa a produzir raízes para os lados, como se quisessem se agarrar em algo. No vídeo, Carol mostra uma Denphal hybrid bem alta e, se esse exemplar não está acondicionado corretamente no vaso, existe uma grande chances da planta por os bracinhos, quer dizer, as raízes pra fora na tentativa de se segurar. Produtores e orquidófilos espertos utilizam tutores e arames para garantir que a suas longas orquídeas tenham onde se agarrar e crescerem sem se preocupar em cair, mesmo em vasos pequenos.
Como fazer o vaso da orquídea não tombar
O que pode parecer um defeito, às vezes, é a natureza da planta. As Phalaenopsis, por exemplo, crescem com uma inclinação e não para o alto, como estamos acostumados a ver em vasos. O desenho natural dessas orquídeas é quase que uma diagonal, com as folhas e a haste floral bem inclinadas. Pensa bem, se ela crescesse para cima, agarrada numa árvore, estaria quase como alguém encostado num beiral de uma casa esperando a chuva passar. A pessoa faz isso para se proteger dos pingos mas, uma orquídea precisa de água e outros nutrientes que "caem". Então, nada mais natural do que se segurar no tronco da árvore, e, se esticar um pouco para ter a quantidade de luz, água e nutrientes que ela precisa para crescer.
Se a planta gosta de crescer inclinada, como mantê-la num vaso sem correr o risco de tornar sua orquídea uma eterna equilibrista? Carol Costa responde: encha o vaso com brita. Um vaso mais pesado servirá de apoio para a planta se balançar sem cair, quase como um joão-bobo. Mas, de boba, sua orquídea não tem nada!
Plantas do vídeo:
Rodriguezia lanceolata x Oncidium hidrophyllum
Dendrobium loddigesii
Catasetum
Denphal hybrid
Phalaenopsis hybrid
Agradecimentos:
Escola Orgânica Holambra
Magna Flora
Sítio Kolibri
Ven Flo
Veiling Holambra
Figurino:
vestido Hering (Basiko.com Holambra)
colar Studio Drê Magalhães
Lojas online que estão entregando plantas, vasos e insumos de jardinagem
Em todo o Brasil:
Click Jardim
Vasart
Net Shop Garden
Flores Online
Em São Paulo:
Mil Plantas
Shop Garden