Como regar orquídeas

Sabe como regar orquídeas? Se acabou de ganhar um vaso lindo, embalado pra presente, com uma orquídea cheia de flores, você está no lugar certo! Nossa jardineira Carol Costa mostra o passo a passo pra você aprender a regar suas orquídeas sem um pingo de medo!

Zero embalagem, muita água


Agradeça a pessoa querida que te presenteou com uma orquídea florida e, com jeito, descarte a embalagem. A planta precisa receber água e papéis e plásticos só atrapalharam nesta hora. Outra coisa que atrapalha é o receio de usar bastante água: orquídea é planta tropical e gosta de rega em abundância.

Secar o miolo


Alguns gêneros de orquídeas, como Cymbidium e seus caules gordinhos (oi, pseudobulbo!), conseguem resistir um pouquinho mais quando existe escassez de água. Já as que crescem em árvores (chamadas de epífitas) como as Phalaenopsis e Vandas, vão curtir um contato maior com a água. O truque aqui é, se a planta fica num lugar interno, você pode usar um paninho pra secar o miolinho das Phalaenopsis, pra evitar que ela possa ser atacada por fungos e bactérias.

Rega coletiva com adubo


E dá pra regar várias orquídeas ao mesmo tempo? Claro que dá! No vídeo, Carol mostra como usar um tanque pra juntar várias orquídeas e aproveitar a água. O lance é ter um cuidado extra se houver alguma planta doente – essa não entra na piscina coletiva! Outro truque interessante é usar Bokashi, um adubo bem completo, pra colocar na água pra orquídeas com muitas raízes expostas e nada de substrato, como as do gênero Vanda.

Minhas Plantas recomenda