Cinco truques pra manter sua orquídea bonita

Eba, você acabou de ganhar uma orquídea, toda embrulhada pra presente e... o que fazer agora? Além de agradecer a pessoa querida que te presenteou, assista este vídeo: nossa jardineira Carol Costa conta pra você como cuidar da sua orquídea assim que a planta chega às suas mãos!

#1: tire da embalagem


A primeira coisa que você fará, assim que abraçar e agradecer a pessoa querida que te deu a orquídea, é tirar a planta da embalagem. Tudo bem, tem tempo pra uma foto mas, não deixe o vaso dentro daquele montão de plástico e papel. Esse material acaba abafando muito a planta e ela pode perder as flores.

#2: deixar no sol fraco


Essa é uma regrinha pra qualquer planta que dê flores, não só orquídeas. Muitas pessoas imaginam que orquídeas vivem abrigadas nas copas das árvores, mas ela ainda assim, recebe umas duas horinhas de raios solares. Nada de deixar sua orquídea recebendo sol o dia todo: os raios solares das primeiras horas do dia ou fim da tarde já são o suficiente.

#3: não trocar de vaso


O recipiente onde sua orquídea está plantada serve de casa pra planta por até quatro anos. O produtor usa um substrato adequado pra planta e, ele só precisará ser trocado quando tiver um odor parecido com feijão que ficou muito tempo na geladeira, sabe? Antes disso, o substrato tá com cheiro de terra molhada? Tá tudo bem, nada de trocar. Se quiser disfarçar o vaso sem graça, usa um cachepô e tá tudo certo!

#4: regue sem medo


Lembre-se sempre do truque do dedômetro pra regar sua orquídea: toque o substrato e, se o dedo saiu sujo, tem água. Se sair limpo, é hora de regar a orquídea. E, não tem quantidade medida: é pra regar abundantemente, só poupando as flores pra que elas durem mais tempo.

#5: adube sua orquídea


Adubo é a comida da planta e, vale fazer uma adubação a cada mês. Um truque esperto é usar o Bokashi, que é um adubo super completo e, fazer uma trouxinha com ele, usando o equivalente a uma colher de sopa. Coloque esta trouxinha num canto do vaso e, em cada rega, mire a água ali. A cada rega, o Bokashi se espalha e aduba sua planta. Ói que fácil!

Minhas Plantas recomenda