Cinco orquídeas de Sol forte

Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Se você gosta de orquídeas e tem um jardim ou varanda que recebe muito Sol, este vídeo é pra você! Nossa jardineira Carol Costa apresenta cinco espécies de orquídeas que adoram crescer em locais que recebem luz solar o dia todo e, olha só, são pra cultivar em substrato normal – oi, chão do jardim! Bora conhecer essas belezas?

Sol, terra e vento


Diferente da maioria das espécies que vemos em orquidários, ou ainda, longe da Phalaenopsis, a espécie mais conhecida de orquídea, as plantas desta lista são cultivadas em local de sol forte e que ficam super felizes se recebem luz solar por oito horas. Aguentam vento, maresia e são cultivadas em substrato comum – não utilize cascas de pínus ou outros substratos normalmente usados pra orquídeas. E, todas as plantas desta lista são espécies nativas.

#1. orquídea-grapete


Com suas folhas plissadas e flores que possuem um cheirinho de uva (daí seu nome), a grapete (Spathoglottis unguiculata) vai bem plantada em touceiras e, você pode encontrar variedades com flores diferentes da tradicional "uva".

#2. orquídea-bambu


Muito utilizada no paisagismo em bordaduras e próximas à paredes, essa é uma orquídea bastante conhecida. A orquídea-bambu (Arundina bambusifolia) gosta do Sol e, se você cultivá-la num local que recebe sombra em uma parte do dia, a planta fará um malabarismo pra tentar alcançar a área mais ensolarada. Dá pra tirar mudas a partir de estacas.

#3. Vanda teres


Não confunda com aquela orquídea de flores enormes e raízes expostas e longas e que vive pendurada (a Vanda hybrid). A Vanda teres gosta mesmo é de fixar suas raízes no chão, curte um ventinho e cresce em locais secos. A teres cresce formando uma touceira longa e possui hastes duras. A melhor parte, é que suas folhas são bem duráveis!

#4. Cyrtopodium


Outra espécie nativa, esta orquídea cresce na areia da praia. com caule grosso, as folhas novas desta planta possuem uma cor bem clara, quase prateada. A Cyrtopodium dá longas hastes e suas flores atraem abelhas.

#5. Renanthera


Uma planta trepadeira, lembrando muito o jeito que cresce sua outra prima, a baunilha (Vanilla planifolia). Suas flores são produzidas nas ponteiras que ficam soltas no ar, e não nas partes agarradas ao tutor. Quer que a planta dê flores? Desgrude algumas hastes e em breve, flores surgirão! As hastes florais da Renanthera dão flores de um tom vermelho incrível e é muito utilizada por floristas na criação de arranjos de plantas tropicais.

Quer aproveitar e aprender muito mais sobre plantas e encher sua casa com mais verde? Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata)
orquídea-bambu (Arundina bambusifolia)
Vanda teres
Cyrtopodium
Renanthera

Figurino:
Carol usa colar Michael Michaud
vestido Lenny Niemeyer

Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Minhas Plantas recomenda