Escolhendo o local pra sua horta em casa

Inscreva-se no Curso Gratuito de Horta

Já escolheu o local pra sua horta? Antes de decidir, assista o terceiro vídeo da série "Horta em casa", com as dicas da nossa jardineira Carol Costa. Você entenderá melhor o que deve ser levado em conta pra definir onde o cultivo da sua tão sonhada hortinha (ou super horta!) e garantirá a colheita!

Identifique onde o sol nasce


A primeira coisa que você precisa saber é ter certeza absoluta de onde é o norte. Pode parecer algo simples mas é sabendo a direção que o sol nasce que você identificará a rota do astro e onde sua horta receberá (ou não) os raios solares. Olhe pro norte e você saberá que o sol nasce do seu lado direito e se põe do lado esquerdo. Se precisar, use uma bússola, pode ser aquela usada por escoteiros ou mesmo um aplicativo que você instala no celular. Lembre-se que quanto mais sol, melhor. Escolha o local que mais recebe luz solar e, seja bem sincero – sua horta agradecerá em forma de colheita.

O que significa sombra


Outra coisa bem importante: entenda o que significa sombra, meia-sombra e sol pleno. O que pra um humano é sombra, pra uma planta é breu. O termo sombra na jardinagem significa que o lugar recebe duas horas de sol por dia – raios solares direto, não apenas claridade. Se o lugar que escolheu receber essas duas horinhas ensolaradas diárias, você poderá cultivar agrião, almeirão, alface, chicória, escarola e até couve-manteiga.

Meia-sombra


O que chamamos de meia-sombra é o local que terá quatro horas diárias de sol e, o resto do dia, claridade. Em ambientes de meia-sombra já dá pra plantar muito mais, olha só o que você pode adicionar na lista anterior: alface-americana, repolho, capuchinha, couve-flor, brócolos, cenoura, rabanete e beterraba!

Sol-pleno


Agora, se no local escolhido pra sua horta bate sol por oito horas consecutivas, você realmente é uma pessoa "iluminada" e possui um ambiente de sol pleno! Além das espécies de sombra e de meia-sombra, ainda dá pra cultivar na sua horta as plantas que dão frutos! Tomates, abóboras e abobrinhas, berinjelas, pimentão, pimenta, jiló, quiabo, chuchu... além dessas, as espécies que dão grãos também são cultivadas em sol-pleno: feijão, vagem, ervilha, grão-de-bico... demais, né?

Vento e quebra-vento


Tem um cara que você não vê mas, precisa ficar atento: o vento. Ele rouba a umidade do solo e das folhas, ressecando e atrapalhando o crescimento das espécies da sua horta. Dá pra resolver de boa com um quebra-vento. Uma estrutura como uma treliça de madeira, um alambrado, um arbusto ou até mesmo um conjunto de vasos com várias plantas, dá pra quebrar a violência do vento e transformá-lo numa brisa mais suave.

Seu tempo disponível


Pense na sua agenda e seja bem honesto com o tempo que você dedica à sua horta. Pois é, as espécies que crescerão nesse espaço tão desejado precisarão de sua atenção, algumas mais, outras menos. Isso será importante pra definir o que será plantado. E, se tem mais de um morador na casa, seja seu ou sua parceira, filhos ou pets, eles precisam ser levados em consideração também. Mais braços e pessoas responsáveis ajudarão nos cuidados com as plantas, assim como crianças pequenas e pets curiosos podem bagunçar o meio de campo. Nesse último caso, pense em "subir" o cultivo, ou seja, uma horta elevada pode manter os pequenos curiosos longe de problemas.

Espaço e tipos de vaso


Por último, mas não menos importante, identifique quanto espaço disponível você tem pra cultivar sua horta. Quanto mais espaço, melhor mas, a falta de área disponível não é um impedimento pro cultivo das suas hortaliças e legumes. Mesmo com espaços menores, você poderá otimizar sua área plantada e facilitar muito os cuidados na sua horta se escolher vasos grandes. Nada de um montão de vasinhos, isso só vai tomar seu tempo e limitar o crescimento das plantas. Ah, e se possível, use vasos quadrados e retangulares, pra aproveitar cada cantinho disponível!

Tá gostoso demais esse planejamento da sua horta, né? Ainda tem mais dois vídeos da série e, não deixe de fazer sua inscrição pro Curso Gratuito de Horta, onde nossa louca das plantas explicará muito mais sobre como cultivar aí na sua casa hortaliças, temperos, legumes e muito mais.

Curso Gratuito de Horta

Minhas Plantas recomenda