Como semear na sua horta em casa

Inscreva-se no Curso Gratuito de Horta

A gente vai lá, pega uma (ou várias) sementes de hortaliça e, com todo carinho, planta no substrato. Espera um, dois, vários dias e... ué, cadê a planta que deveria nascer aqui? Nossa jardineira Carol Costa conta como e quando semear seus alimentos e conseguir ter um resultado garantido. Acompanhe o quarto episódio da série "Horta em casa".

Conheça as sementes


Uma semente é uma promessa, um pacotinho com tudo o que precisa pra planta nascer. Mas, tem muito mais segredos nessa coisinha pequena que só está esperando a condição ideal pra acordar e virar planta. As sementes não são todas iguaizinhas e, quando se trata de horta, dá pra facilitar o entendimento se você separá-las em oito grupos:

Grupo 1: verduras – aquelas hortaliças de folhas macias que crescem bem rápido, como alface, rúcula e escarola.
Grupo 2: raízes – beterraba, macaxeira e cenouras, são alguns dos carinhas que crescem embaixo da terra. Nesse grupo você também pode incluir os bulbos, como a cebola e os tubérculos, por exemplo, a batata-doce.
Grupo 3: folhas crocantes – quase sempre, formam "cabeças", como a acelga, repolho e a alface-americana.
Grupo 4: flores – podem ser as mais óbvias, como a begônia e o girassol (sim, são comestíveis!) como as que até nos esquecemos que são flores, como o brócolis e a couve-flor.
Grupo 5: frutos – melão, mamão, tomate, abóbora, berinjela, pimenta... eita lista grande de frutos!
Grupo 6: grãos – aquelas que cultivamos de olho na semente como alimento, como ervilha, feijão, lentilha e grão-de-bico, são bons representantes desse grupo.
Grupo 7: temperos e chás – um grupo mais heterogêneo, onde você encontrará tipos como a camomila, que é uma flor, a hortelã, que usamos as folhas, o orégano, um arbusto, e o capim-limão, esse, autoexplicativo.
Grupo 8: protetoras – tem plantas que cultivamos na horta não pra gente, mas pra auxiliar outras plantas. A tagete e a capuchinha ajudam a horta, seja repelindo, seja atraindo a praga pra si e poupando a colheita.

Entenda o mapa no verso do pacote


Conhecer o clima é fundamental pra você ter sucesso na sua horta. Não adianta semear uma espécie que precisa de uma época mais seca e fria, se você mora numa região de altas temperaturas e num período de chuvas intensas. Quando você adquire um pacote de sementes, no verso encontra um mapa do Brasil, dividido em áreas de acordo com o clima. Também você encontra na legenda deste mapa as melhores épocas para semear o conteúdo do pacotinho. Não subestime essas informações – quem produz as sementes pesquisam bastante e conhecem todos os segredos e macetes daquelas plantas como... isso mesmo, os ótimos profissionais que são!

Hidratando as sementes


Você já entendeu os grupos e agora sabe que precisa seguir à risca as informações do pacotinho de sementes. Mas, se você quiser dar uma mão à mãe natureza, ainda tem um truque: hidratar as sementes. Algumas delas poderão germinar melhor se você dá um empurrãozinho e garante um banho antes da semente ir pra terra. Sementes grandes, como da ervilha ou do espinafre, se beneficiam dessa hidratação prévia. Já as pequenas, como da alface ou do manjericão, não precisam dessa ajuda.

Faça um berçário


Pra ficar ainda mais fácil acompanhar a germinação, você pode usar sementeiras ou, fazer um berçário com um rolinho de papel-higiênico. Com quatro pequenos cortes na base e dobrando as abas, o que era um cilindro vazado de papelão vira um vasinho biodegradável perfeito pra guardar umidade, substrato e ser berço pra sua estrelinha da horta.

As sementeiras e os rolinhos que viraram berçários podem ficar por ali, pertinho dos olhos dos papais e mamães coruja, recebendo o sol fraquinho da manhã e, com as regas bem controladas, borrifando água, bem de pouquinho. Lembre-se que ali, estão bebês que irão acordar e esticar seus bracinhos verdes em alguns dias. Ah, e não se esqueça (ops, falei alto? Shhhh...): inscreva-se no Curso Gratuito de Horta!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
tesoura de desbaste Limmat, modelo 710, à venda no Net Shopping Garden
substrato pra mudas da All Garden
rolinhos de papel-higiênico

Inscreva-se no Curso Gratuito de Horta

Minhas Plantas recomenda