Como plantar batatas

Vá plantar batatas! Um verdadeiro jardineiro não pensa que isso é ofensa e encara a frase como um desafio. O cultivo de batatas, daquelas que amamos consumir em forma de purê, assadas ou fritas, tem um bocado de segredinhos. Nossa jardineira Carol Costa conta tudo o que você precisa saber pra ter um plantio campeão – ao vencedor, as batatas!

Batata gosta de clima seco e frio


Conhecida como batata-inglesa (Solanum tuberosum), esse tubérculo não tem nadica de europeu: é originário é daqui mesmo, da América do Sul. Mas a planta gosta de clima seco e bem frio – por ser nativa da região dos Andes, esse tubérculo se dá super bem nas temperaturas baixas. Apesar de ser muito associada com a batata-doce (Ipomoea batatas), o cultivo da batata-inglesa é bem diferente. Enquanto a batata-doce pode ficar na água pra criar ramas, a batata-inglesa quase sempre apodrecerá se utilizado o mesmo processo. E, o pior: mesmo que brote alguns galhinhos, você não terá batatas se utilizar apenas as ramas no plantio.

Use uma batata-semente


Pra conseguir cultivar a planta e ter batatinhas pra colher, é preciso usar uma... batata! A técnica que você usará é a mesma dos produtores profissionais e envolve escolher tubérculos pequenos, que são chamados de "batata semente". Separe algumas e, deixe escondidinha, dentro de um local escuro e seco. Em algumas semanas, os raminhos começam a surgir na batata. As batatas orgânicas costumam dar um melhor resultado quando usadas como batatas-sementes. Se usar uma batata grande, dá pra separar em partes menores, cortando em pedaços. Descarte as partes que estejam moles e, principalmente, que começaram a mofar ou apodrecer.

Canela em pó evita aprodecimento


Se conseguiu brotos em uma batata grande e a cortou em partes menores, antes de plantá-los, mantenha cada pedaço em um local seco e garanta que não irão apodrecer. Use canela em pó pra cobrir as áreas cortadas da batata. Esse é um truque bem conhecido dos alunos da Universidade Minhas Plantas, já que a canela é um poderoso fungicida e bactericida natural. Outra dica super válida é fazer várias batatas-sementes – em nosso clima úmido e quente, um ou outro pedaço pode apodrecer antes mesmo de estarem prontos pro plantio, mesmo com os cuidados e utilizando canela.

Bastante sol e clima seco


Como o tubérculo é um recurso da planta pra armazenar nutrientes e água, a batata não gosta de solo úmido. Se na sua região costuma chover em determinados períodos, tente cultivar batatas fora dessa época. Uma temporada mais seca e onde você controla a rega é muito mais garantido do que em temporadas chuvosas. Quanto mais sol, melhor – só não confunda luz solar com calor! Lembra de algum dia que precisou usar blusa, mesmo com aquele solzão super radiante? Pois é esse clima que a batata adora: muita luz solar, frio e clima seco.

Como colher batatas


As batatas levarão cerca de seis meses pra se desenvolverem, entre o plantio e a colheita. Anote o dia em que enterrou as sementes-batatas, pra fazer a colheita na data certa. Quando chegar o grande dia, você precisará arrancar toda a planta pra colher as batatas da forma correta. Se já viu algum vídeo por aí, onde pessoas fazem janelinhas no vaso pra colher parte da batata, esqueça... o processo pra tirar as batatas do solo é bem próximo da batata-doce. Tem vídeo aqui, onde nossa louca das plantas faz colheita de batata-doce e, lá na Universidade Minhas Plantas, uma aula inteirinha sobre como cultivar essas raízes saborosas.

Figurino:
Carol usa colar Studio Drê Magalhães, blusa e shorts do acervo pessoal.

Inscreva-se no grupo do Telegram (o nosso "Telegreen") https://t.me/minhasplantas
Universidade Minhas Plantas
Loja Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda