7 dicas pra sua horta dar certo

Cultivar uma horta é uma experiência incrível e acessível a todos, tão democrática que serve pra quem tem muito ou pouco espaço, não importa se você mora em casa ou em um apartamento. Pra evitar que perrengues bobos mas persistentes murchem seu ânimo e atrapalhem o desenvolvimento do cultivo das suas hortaliças, nossa jardineira Carol Costa dá dicas de como evitar sete problemas comuns em hortas.

#1 – ignorar o excesso de vento


Um inimigo invisível, o vento é cruel com muitas plantas da horta. Ele rouba a umidade do solo,
pode rasgar folhas e espalhar sementes leves. Vale usar algo pra quebrar o vento e escolher
espécies que se desenvolvem bem mesmo em locais com muita correntes de ar, como o alecrim (Salvia rosmarinus), capim-limão (Cymbopogon citratus) e o boldinho (Plectranthus ornatus). Plantar essas espécies também é uma forma de criar um quebra-vento natural que ajudará muito no cultivo de outras hortaliças, como Carol mostra no vídeo, onde uma cúrcuma (Curcuma longa) desenvolve suas folhas largas e delicadas graças à proteção de uma malva-de-cheiro (Pelargonium graveolens) e, ainda entre essa duas, uma mudinha de melão (Cucumis melo) crescerá com uma barreira anti-vento criada pelas duas plantas maiores.

#2 – falta de sol


Pode ser um muro ou uma construção próxima que faz sombra ou então, a posição do seu quintal. A falta de sol pode impedir algumas espécies de se desenvolver bem na sua horta mas, não pense nisso como algo que impeça sua plantação. Escolha espécies que cresçam com menos sol e também tente produzir as mudas em um local mais ensolarado e, só depois de crescidinhas, plantá-las na sua horta.

#3 – pássaros na horta


Ladrões de sementes? Sim, eles existem mas, não são vilões desta história, são serezinhos vivos emplumados que merecem seu espaço e só estão à procura de comida pra sobreviver. Pássaros mais fuçadores, como sabiás, adoram cavar a terra atrás de pequenos insetos e sementes. É muito melhor ter a visita de um catador natural de pragas, eficiente e 100% orgânico, do que enxotar os passarinhos do seus canteiros. Use e abuse do plantio de mudinhas crescidas, que você pode cultivar em rolinhos de papel-higiênico ou sementeiras num local protegido e assim evitar que sementes sejam comidas por algum bicudo. Outra boa alternativa é cobrir o substrato com palhinhas protetoras, que dificultam que as sementes sejam encontradas pelos pássaros.

#4 – subestimar as pragas


Além de manter a umidade do solo e evitar a perda de sementes pelo vento ou pássaros, as palhinhas protetoras têm uma função extra nos seus canteiros e vasos: a forração com matéria orgânica seca serve como uma barreira pra lesmas, caracóis e caramujos. Esses bichinhos que adoram folhas tenras e local úmido não curtem rastejar sobre material áspero e seco e pensarão duas vezes antes de tentar filar a boia na sua horta.

#5 – não envolver as pessoas


Se você quer cultivar uma horta no pátio do seu prédio, como fez nossa louca das plantas, lembre-se de envolver os moradores. Um espaço social é pro público e, se todos sabem como deve ser o cultivo e regas, evitará que plantas se percam por excessos ou falta de água ou adubo, por exemplo. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a ajudar, mais fácil será a tarefa de manter uma horta e tornará ainda mais gratificante a colheita!

#6 – não ter ferramentas certas


É possível plantar usando o que se tem à mão mas, conforme a horta se desenvolve, ferramentas e algumas aquisições serão necessárias pra facilitar sua vida. Vasos maiores aguentam regas mais espaçadas, ferramentas profissionais e maiores são mais eficientes, assim como mangueira e pistola de irrigação funcionarão muito melhor no dia-a-dia de uma horta do que aquele kit de pazinhas e um regadorzinho.

#7 – plantar em terra velha


Já ouviu a expressão "solo cansado"? Adubação é necessária em qualquer horta mas, pode ser que se você usar uma terra que está um tempão sem uso, certamente será mais difícil o plantio e suas plantas não atingirão o seu potencial máximo. Pra evitar uma colheita minguada, prefira usar um substrato novo, de preferência específico pra hortas e você terá um melhor resultado logo nas primeiras semeaduras. Recuperar um substrato velho é possível sim, mas leva tempo e, quando o assunto é horta, tudo é muito rápido. Lembre-se que um rabanete pode ser cultivado, da semente até a colheita, em apenas 28 dias!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
mangueira e pistola de irrigação, da Net Shopping Garden

Minhas Plantas recomenda