Poda de roseira pra aumentar a quantidade de flores

Fazer a poda de uma planta arbustiva que dá flores é uma forma de garantir novos botões a cada temporada. Produtores profissionais de rosas fazem isso, jardineiros experientes que desejam plantas como ixoras e rosas-do-deserto. carregadas de flores, também. Nossa jardineira Carol Costa explica neste vídeo tudo o que você precisa pra conseguir o efeito "UAU" na sua roseira ou outra planta que também dá flores nas ponteiras.

Cada ramo da roseira dá uma flor


A primeira coisa que você precisa saber é que nasce uma única rosa em cada uma das ponteiras da roseira – nuca duas ou mais flores, nem nasce botões no meio dos caules. Esse mesmo conjunto de flor única na ponta de um ramo também é encontrado em algumas outras espécies de plantas, como pentas, ixoras, camélias e rosas-do-deserto. Por isso, a técnica ensinada aqui vale também pra espécies de plantas arbustivas, de galhos lenhosos e que formam flores só na ponta dos ramos.

Como os ramos se multiplicam


Já que a poda mostrada no vídeo serve pra várias plantas que dá flores nas ponteiras, nossa louca das plantas usará como modelo didático, um exemplar da rara (e fictícia) "Haramynis pomponiis" – uma maquete criada com arames e pompons. Como aconteceria com outras plantas da lista deste vídeo, Carol mostra como seria uma planta recém-chegada de um garden center: com um porte pequeno e com três florzinhas (pompons), uma em cada ponta dos seus ramos. Em algum momento, as flores cairão, mas a planta continuará crescendo. Novas flores surgirão depois de um período, mas como a exótica plantinha de arame ainda tem só três (agora longos) ramos, nascerão apenas três flores, no máximo.

Poda das ponteiras


Para que uma planta arbustiva aumente a quantidade de flores, a poda é a solução. Cortando no local correto, o galho criará uma ramificação e, onde havia apenas uma, agora terão duas pontas ou mais. Faça a poda assim que a planta perder as flores, escolhendo a semana que terá Lua Nova ou Minguante, cortando a pontinha dos galhos. O corte estimula a planta a produzir hormônio de crescimento e as gemas próximas da área removida se desenvolvem em forma ramos.

Pode um ramo pra nascer dois novos


Lembra da Haramynis pomponiis? Depois da poda, ao invés de três ramos bem longos, ela terá seis galhos! Após cada florada, uma nova poda e os ramos se multiplicarão novamente. Aos poucos, o arbusto passa a ter um formato mais fechado e maciço, bem diferente daquela silhueta alongada, pernuda e estiolada. E, como é de se esperar, em cada ponteira, nascerá uma flor – no nosso caso, um pompom! Não descuide da adubação e das regas enquanto a planta desenvolve novos galhos.

Poda dos ramos e poda pra estacas


A poda pra produzir mais ramos é diferente daquela que um jardineiro faz pra reprodução da planta. Pra conseguir mudas, é preciso escolher galhos saudáveis e com a espessura certa. Além disso, a época pra obter estacas mais vigorosas é a Lua Cheia, garantindo que a seiva da planta esteja mais concentrada nas pontas. É o contrário da poda pra floração, que dá um melhor resultado quando o corte é feito durante a Lua Minguante ou Nova. A influência gravitacional que nosso satélite exerce sobre o planeta, a mesma que observamos nas marés, também muda a concentração dos líquidos e nutrientes dentro das plantas. Se quiser saber mais sobre como reproduzir suas verdinhas, vale conhecer o Curso Como Tirar Mudas, dentro da
Universidade Minhas Plantas.

Saiba quando sua planta dará flores


Sempre procure saber quando é a época de floração da sua planta. A poda não estimula a roseira ou a planta cortada a florescer mais vezes em um ano – o objetivo é criar novos galhos e novos botões. Assim que as flores caem, a planta precisa de um tempo de descanso, onde ela junta energias pra dar uma nova florada.
Pra saber mais sobre os períodos do ano em que a sua planta dá flores, livros são uma fonte confiável de informação, assim como o site Minhas Plantas — dá uma olhadinha aqui, você encontrará a ficha da espécie que procura. Use o campo busca, tá lá no menu ou, clique nas espécies que aparecem aqui no texto.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Bloemen Park
tesoura de poda daSTIHL

Figurino:
Carol usa colar da Ateliê Amar
blusa da À Flor da Pele
colete e calça do acervo pessoal

Universidade Minhas Plantas
Loja Minhas Plantas
Inscreva-se no grupo do Telegram (o nosso "Telegreen") https://t.me/minhasplantas

Minhas Plantas recomenda