O que fazer para suas plantas ter MUITAS FLORES

Sua planta não floresce? Gostaria de ter um arbusto florido? Tem uma trepadeira que deveria ter pencas de flores, mas não aparece nem um único botão? Calma, porque nossa jardineira Carol Costa conta neste vídeo um segredão (e mais dois segredinhos) para que você tenha plantas cheias de flores, seja em vasos, jardim ou naquele espetacular pergolado. Quer compartilhar pelo Whatsapp? Clique aqui.

Tumbérgia-azul cheia de flores


O principal fator para plantas florescerem é: sol! Sim, parece meio óbvio, mas muitas pessoas se esquecem que toda espécie clorofilada precisa de luz para crescer. E quando o assunto é flor, aí estamos falando de muita luz solar, não apenas claridade. Aquele pergolado bonitão, ou o caramanchão carregado, só ficará repleto de flores se a planta receber o máximo de sol possível. É para a planta oferecer sombra, e não ELA ficar na sombra, entende? No vídeo, dá para notar a diferença entre duas tumbérgias-azuis (Thunbergia grandiflora), ambas plantadas no mesmo dia e bem próximas uma da outra. A tumbérgia-azul que recebe luz solar o dia todo está maior e muito mais florida do que a sua irmã, que foi plantada próxima de algumas árvores e palmeiras. Para nós, pode parecer pouca coisa, mas as árvores em volta bloqueiam os raios solares, e isso se reflete do desenvolvimento da trepadeira, que acaba produzindo menos flores e crescendo mais lentamente.

Alamanda é uma trepadeira que floresce o ano todo


Outra planta que dá flores amarelas lindas é a alamanda (Allamanda cathartica), uma trepadeira tropical que floresce quase o ano todo. Mas, para isso, ela precisa de... adivinhou: sol! Se for plantá-la num muro ou em uma treliça, garanta que o local receba luz solar o dia todo.

Diferença entre primaveras que receberam pouco ou muito sol


A conhecida primavera (Bougainvillea glabra) também é mostrada no vídeo em dois ambientes diferentes: uma em um bosque cercada de árvores, e outra em uma clareira. Enquanto a da área sombreada tem poucas flores, a do espaço aberto está lotada de pétalas lilases. Até os buquês que se formam na planta que recebe mais sol são muito mais cheios, e as flores crescem em toda a extensão dos galhos, não apenas nas pontas. Conheça também outra espécie de primavera, a Bougainvillea spectabilis.

Mais dois segredos de ouro para suas plantas florirem



Nem todas as plantas florescem o ano todo


Além de sol, tem outro ponto que você precisa ter em mente: nem todas as plantas dão flores o ano todo. Muitas delas florescem apenas um período (por exemplo, o girassol), e ainda assim nas condições certas (caso das tulipas). Não adianta querer que uma planta se encha de botões e logo se abram pétalas perfumadas, se ela não está no “seu momento”. A temperatura também é muito importante: muitas espécies precisam do ciclo correto para florescer. Então, a primeira coisa é conhecer sua planta. Aproveite e pesquise sobre ela aqui no site Minhas Plantas para saber se a espécie é de sol ou meia-sombra, descobrir o período em que ela dá flores, entender se ela é anual ou perene... enfim, a ficha completa. É só pesquisar usando o nome da planta na caixa de busca ou ainda, se quiser ter ideias para escolher uma nova planta que dá flores, vá direto para o guia de plantas (clique aqui), que tá lotado de fotos.

Adubar ajuda sua planta a florescer


Mais uma informação que vale ouro: adubo. Florescer envolve um gasto de energia grande para a planta. É como uma gestação: ela fica com mais fome porque precisa de vitaminas. Mas, no caso da futura-mamãe-planta, ela não tem como acordar no meio da noite e atacar a geladeira! Como a gente faz, então? Deixa a maior quantidade de nutrientes bem fácil para ela pegar quando precisar. Então, lembre-se de adubar bem. Quanto mais completo o adubo, melhor. O Bokashi é sempre uma boa opção, pois ele é natural e possui vários micronutrientes, indo além do basicão NPK. Clique aqui e conheça um guia completo sobre adubação.