Plantas parecidas com costela-de-adão

Fãs de Monstera deliciosa, conhecida como costela-de-adão, vão pirar: existem outras opções de folhagem com furos e rasgos, tão característicos dessa planta. Nossa jardineira Carol Costa traz opções de plantas com as folhas desenhadas e recortadas pra você aumentar sua coleção dentro e fora de casa!

Folhagem com rasgos e furos


Uma planta super charmosa, de folhas grandes e rasgadas, a Monstera dilacerata é uma espécie que não tem furinhos, mas tem porte menor que sua irmã mas compete em beleza de igual pra igual com a costela-de-adão. Outra do mesmo gênero, a Monstera "Peru" tem uma folhagem com nervuras bem visíveis e escuras, e um brilho nas folhas que chama a atenção. Essa planta vai amar ficar num local que recebe sol da manhã ou da tarde na sua sala e ter sempre o substrato úmido (dedômetro antes de regar!).

Ou com furos, ou com rasgos


Cheia de furos e sem rasgos, a Monstera adansonii vai gostar de crescer apoiada num tutor ou num canto onde ela consiga se apoiar. Pra quem ama costela-de-adão e quer muito uma versão mini, a Rhaphidophora tetrasperma é perfeita. Com rasgos e, eventualmente, um furinho na folha, essa planta não pertence à família da Monstera mas parece um filhotinho da planta grande – não à toa, a Rhaphidophora recebe o nome de mini-costela-de-adão.

Costela que não é Monstera


A costela-de-eva é uma folhagem beeem rasgada, super delicada. O Philodendron tortum não é da família das monsteras mas, recebeu o nome popular carinhoso que lembra a outra planta. Usando um tutor no vaso, a planta crescerá lindamente.

Monstera precisa de espaço


Pra quem gosta de costela-de-adão (Monstera deliciosa), é preciso saber que essa é uma planta que precisa de espaço e meia-sombra. É uma trepadeira tropical e seu nome científico diz o tamanho que a verdinha pode alcançar: monstruosa de grande! Vasos grandes dentro de casa não vão suprir as necessidades da costela-de-adão e ela nunca chegará ao ápice de sua beleza num local fechado. Por isso, nossa professora verdinha recebe tantas mensagens de pedido de ajuda de jardineiros donos de Monstera que estão chateadas em vasos.

Folhas com partes brancas


A Monstera deliciosa variegada é ainda mais incrível e, infelizmente, mais difícil de cuidar e bem mais propensa à pragas. É uma planta cara e ninguém quer perder uma beleza dessas. Antes de você ficar #chateado e achando que tem dedo podre, é bom saber que até mesmo nas mãos de produtores experientes plantas variegadas exigem mais dos seus cuidadores.

Todas as plantas do vídeo são da Atmosphera Plantas & Paisagismo e você pode entrar em contato pra saber se o produtor despacha um exemplar aí pra sua casa!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
costela-de-adão (Monstera deliciosa)
costela-de-adão variegada (Monstera deliciosa "Albo Variegata")
Monstera dilacerata
Monstera sp. "Peru"
Monstera adansonii
mini-costela-de-adão (Rhaphidophora tetrasperma)
costela-de-eva (Philodendron tortum)

Figurino:
Carol usa lenço Jardim Botânico Plantarum, colar Michael Michaud e blusa Flávia Aranha.

Agradecimentos:
Atmosphera Plantas & Paisagismo

Minhas Plantas recomenda