Pilea: conheça as espécies e crie um arranjo

Conhece a pilea? Talvez você já tenha visto alguma foto na internet, de uma planta que tem uma folha que parece um círculo perfeito mas, nossa jardineira Carol Costa preparou um vídeo cheio de curiosidades sobre essas plantinhas encantadoras e ainda ensina a montar um arranjo usando pileas!

Mais de 600 espécies


Muita gente se espanta quando descobre que não existem apenas algumas espécies de pileas e sim, mais de seiscentas! Isso já dá uma indicação de que não existe uma única forma de cultivo dessas plantas. Nossa louca das plantas preparou um guia que ajudará muito os jardineiros de primeira viagem que estão se aventurando agora no mundo das pileas.

Vários formatos de folhas


É bem grande a diversidade dessas plantas e, cada vez mais, dá pra encontrar mais variedades de pileas em gardens, floriculturas e até mesmo, em hipermercados e pet centers. Tem a Pilea peperomioides que, apesar de parecer pequena, na verdade é uma trepadeira. a Pilea glauca, com folhas bem delicadas, com um caule vermelho e que cria um efeito pendente bem interessante. Só com esses dois exemplos, já dá pra perceber que o cultivo pode variar: enquanto a Pilea peperomioides gosta de umidade e calor, a Pilea glauca prefere locais mais frescos e ventilados. Aliás, não confunda a Pilea glauca com barba-de-moisés (Soleirolia soleirolii).

Asa-de-anjo também é pilea


Quer mais exemplos de pileas? A asa-de-anjo (Pilea spruceana) tem um tom metálico e folhas com um desenho muito interessante. a asa-de-anjo funciona muito bem como forração ou em uma cuia suspensa. Quer uma pilea de um tom de verde mais homogêneo mas com uma textura aveludada? E não é que a Pilea mollis é exatamente assim? Essa é uma espécie que funciona como forração, bordadura de canteiros e até em painéis verticais.

Como fazer um arranjo com pileas


Já que painel vertical foi citado, que tal fazer um arranjo de parede usando pilea? Carol mostrará o passo a passo pra você criar um prato cheio de plantas e estilo. Usando um sousplat de plástico como base pro arranjo, nossa jardineira piracicaba faz dois furos e dobra um arame pra criar uma alça. Tanto o furo quanto o corte do arame, foi feito com uma tesoura de desbaste. Pra servir de recipiente pro substrato e as plantas, um tronco oco funcionará e ainda trará um equilíbrio entre o rústico e o sofisticado pro arranjo. O tronco é fixado com um arame e furos no sousplat.

Dando cor ao arranjo


Pra dar uma cor interessante no arranjo, um antúrio "Zizou" (Anthurium andraeanum "Zizou") é adicionado. Não precisa usar a planta inteira que vem no vaso, basta uma mudinha com algumas flores. Como substrato, Carol usa uma parte do material que veio no vaso do antúrio e adiciona esfagno. Uma dica pra manter a planta firme no substrato, use um grampo de arame. Nesse mesmo local onde está o antúrio, entra uma touceirinha de Pilea mollis e, como suas ramas longas e maleáveis, nossa louca das plantas esconde o arame que segura o tronco no arranjo.

Mais uma pilea entra na composição: alguns ramos da Pilea spruceana dará ao arranjo um toque... angelical! Basta cortar algumas hastes e, nem precisa pingar própolis, é só ajeitá-la na mistura de substrato e esfagno. Essa plantinha enraíza bem rápido.

Como regar


Pra regar, não tem muito segredo: já que é um prato, leva pra pia, bota embaixo da torneira (gentilmente) e, deixe escorrendo antes de pendurá-lo na parede – aproveita que o escorredor de louça tá ali do seu lado! A outra opção é usar um pulverizador, mirando o substrato pra molhá-lo. Ah, e lembre-se de deixar o arranjo em um local que receba duas horinhas de sol fraquinho da manhã ou fim da tarde.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Pilea peperomioides, da Okubo Flores e Plantas
Pilea glauca, Pilea mollis e Anthurium andraeanum "Zizou", da Van Vliet
sousplat, arame de 1,9 mm e tronco oco, da Floral Atlanta
tesoura Limmat 710, da Net Shopping Garden
esfagno, da All Garden
pulverizador de pressão acumulada, da STIHL

Link:
Dossiê do antúrio: como plantar, reproduzir e cuidar

Minhas Plantas recomenda