página inicial / vídeos

As melhores espécies de plantas para ar condicionado

Ar condicionado é ótimo para deixar qualquer ambiente frio e agradável para nós, humanos, mas é péssimo para a maioria das plantas. Não é qualquer verdinha que curte uma sala fechada, com temperaturas baixas e, principalmente, com um ar sem umidade. Nossa jardineira Carol Costa preparou uma lista com 7 plantas que resistem bem em salas climatizadas e ambientes fechados, onde o aparelho de ar condicionado fica ligado o tempo todo. Quer compartilhar pelo Whatsapp? Clique aqui.

Aglaonema é planta para espaços internos


É batata: se o lugar precisa de ar condicionado, tem janelas fechadas e até mesmo cortinas pesadas, para impedir que a luz solar aqueça ainda mais o ambiente. Por isso, a primeira da lista é uma planta de sombra: o gênero aglaonema é conhecido por se dar bem com pouca luz. Espécies como a Aglaonema "Lawan" possui o verso das folhas em um tom de rosa. Já a café-de-salão-imperial (Aglaonema commutatum "Silver King") tem folhas com um padrão rajado de verde em uma superfície quase prateada.

Como escolher dracenas para sua sala


A segunda sugestão são as plantas do gênero dracena. Com um jeitinho de "palmeirinha", as dracenas são arbustivas e todas com folhas duras e que suportam o ar condicionado e até mesmo vento. As dracenas com folhas escuras são mais indicadas para ambientes internos, como salas, consultórios e escritórios. Se você tiver sorte e um lugarzinho com uma janela que receba luz solar, pode escolher uma espécie de dracena com folhas claras. Anote aí algumas delas: Dracaena fragans "Warneckii" e Dracena margiata.

Yucca tem flores comestíveis


Outra planta grande e resistente é a yucca (Yucca guatemalensis). Parecida com a pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata), a yucca possui um caule que é mais grosso em sua base e vai afunilando em direção ao topo. Diferente da pata-de-elefante, que precisa de sol forte, a yucca resiste em ambientes internos, graças às suas folhas duras, envernizadas e pontiagudas. Como curiosidade, esta planta dá flores perfumadas e, quem diria, comestíveis! Se conseguir um espacinho próximo à janela, a planta vai adorar receber essa luz, nem se for um tico de raio solar.

Pacová precisa de claridade na sala


O pacová (Philodendron martianum), com suas grande folhas, também é da turma valente que encara o ar condicionado. Mas com esta espécie,é obrigatório luz solar. Nada de locais de sombra se você quer um pacová verde e feliz.

Peperômia-filodendro cresce até com ar condiconado


Se você tem pouco espaço, dá para escolher uma planta pendente – a peperômia-filodendro (Peperomia scandens) é perfeita. Valente, super resistente e com suas bonitas folhas de bordas em verde claro, a peperômia-filodendro aguenta até mesmo uma quantidade de regas menor que as outras plantas desta lista.

Sansevierias para dentro de casa


Uma planta clássica, super conhecida e que possui muitas variedades de tamanhos e nomes: a Sansevieria trifasciata laurentii, conhecida como espada-de-são-jorge, lança-de-são-jorge, lança-de-santa-bárbara e outras combinações que quase sempre levam o nome de uma arma branca e um santo. Mas existe uma Sansevieria que possui um nome que não tem nenhum dos predicados anteriores: a vitória (Sansevieria masoniana "Victoria"). Com folhas mais largas, curtas e quase ovais comparadas com as suas primas, a vitória vence até mesmo em locais longe da janela.



Uma orquídea que aguenta ar condicinado


Cabe nesta lista uma flor! As conhecidas phalaenopsis (Phalaenopsis hybrid), com sua imensa variedade produzida com uma ajuda da mão humana, também têm exemplares que são resistentes à ambientes internos. O truque é escolher as espécies com as folhas mais grossas.

Agora, uma dica-bônus que serve para qualquer uma destas plantas da lista e que garante que elas tenham uma dose extra de água: um reservatório embaixo dos vasos. O link está aqui. É um cuidado a mais, mas quando o assunto são plantas e ambientes com ar condicionado, a escolha das espécies certas e todos os truques na hora das regas não são frescuras, e sim necessidades.

Espécies mostradas no vídeo:
aglaonema (Aglaonema "Lawan")
café-de-salão-imperial (Aglaonema commutatum "Silver King")
dracena (Dracaena fragans "Warneckii")
dracena (Dracena margiata)
yucca (Yucca guatemalensis)
pacová (Philodendron martianum)
peperômia-filodendro (Peperomia scandens)
vitória (Sansevieria masoniana "Victoria")
orquídeas phalaenopsis (Phalaenopsis hybrid)

Vídeos e links
Mestres da jardinagem – Harry Lorenzi
Instituto Plantarum
Como manter seus vasos úmidos por mais tempo