Lista de plantas pequenas pra sala

Este vídeo é pra você, seja alguém que tenha uma sala pequena, seja fã de verdinhas menorzinhas. Nossa jardineira Carol Costa traz um bocado de espécies de plantas pequenas, pra que você possa colocar o verde em cada pedacinho da sua casa. Bora, que as plantinhas podem ser pequeninas, mas a lista é grande!

Muitas aglaonemas


A aglaonema-vermelha (Aglaonema hybrid) começa a lista de um jeito diferente, com sua folhagem colorida, assim como sua irmã, a aglaonema "Lawan" – ambas ficarão com cores mais vibrantes se receberem até quatro horas de sol. Ainda tem outra da família na lista: a aglaonema-fita (Aglaonema commutatum "Cutlass"), com suas folhas longas que dão o nome à planta. O café-de-salão (Aglaonema commutatum "Silver King") faz bonito com suas folhas largas que podem chegar até um metro e meio de altura. Capriche nas regas das aglaonemas.

Antigas conhecidas com roupagem nova


Uma espécie com folhagem que chama a atenção, o asplênio (Asplenium nidus) é parente das samambaias, plantas que estão aqui no planeta há bastante tempo, mas ainda assim, dá pra encontrar novidades no garden center, como o Asplenium nidus "Crispy Wave", com folhas crespa. Ainda na pegada de memória afetiva mas repaginada, a espada-prateada (Sansevieria trifasciata "Moonshine") e a espada-cilíndrica (Dracaena angolensis) trazem forma pro seu paisagismo em vasos e ainda limpam o ar. O antúrio também entra aqui nesta lista, só que com flores em novas cores (Anthurium andreanum hybrid), e em tamanhos minis, como o "Livium" e o "Million Flowers".

Vários formatos


Begônias fazem sucesso, tanto as floridas quanto as de folhagens. Espécies como a Begonia rex "Black Velvet", com folhas bem escuras e super desenhadas. A zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) pode ser encontrada em vários tamanhos – escolha de acordo com o espaço disponível na sua sala. O clorofito (Chlorophytum laxum), com seu jeitinho de moita, fica uma graça em vasos e em jardins verticais e fica feliz com apenas duas horas de Sol (dando até flores).

Beleza nos detalhes


O filodendro-violino (Philodendron squamiferum) encanta pelas suas folhas que lembram o instrumento musical mas, o charme são suas flores, cheias de pelinhos! Pra fechar a lista, três plantas do grupo das marantas: a maranta-pavão (Calathea makoyana) vai te conquistar pelos desenhos nas folhas que lembram penas e de verso roxo; a Ctenanthe burle-marxii é compacta e homenageia o paisagista Roberto Burle Marx; a Stromanthe sanguinea é a maior do trio (mas ainda assim, pequena) e tem folhagens longas e vermelhas.

Ufa! Com essa baita lista, dá pra você levar o verde pra dentro de casa e ainda, fazer moda, brincando com paisagismo interno – aliás, deixa seu comentário aqui, dizendo se existe ou não moda quando o assunto são plantas!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
aglaonema-vermelha (Aglaonema hybrid)
Aglaonema "Lawan"
aglaonema-fita (Aglaonema commutatum "Cutlass")
café-de-salão (Aglaonema commutatum "Silver King")
asplênio (Asplenium nidus e Asplenium nidus "Crispy Wave")
espada-prateada (Sansevieria trifasciata "Moonshine")
espada-cilíndrica (Dracaena angolensis)
antúrio (Anthurium andreanum hybrid, Anthurium andreanum "Livium" e Anthurium andreanum "Million Flowers)
begônia (Begonia rex "Black Velvet")
zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
clorofito (Chlorophytum laxum)
filodendro-violino (Philodendron squamiferum)
maranta-pavão (Calathea makoyana)
Ctenanthe burle-marxii
maranta (Stromanthe sanguinea)

Figurino:
Carol usa vestido Lenny Niemeyer
colar Studio Drê Magalhães

Onde comprar as plantas do vídeo:
Atmosphera Plantas & Paisagismo

Inscreva-se na Universidade Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda