Descubra se uma planta é de sombra

Se souber o que precisa olhar, dá pra identificar se uma planta é de sombra. Nossa jardineira Carol Costa mostra neste vídeo os sinais que as verdinhas nos dão e que nos ajudam a entender quando a planta precisa de um local onde bate menos sol durante o dia. Depois dessas dicas, vai ser fácil escolher plantas pra dentro de casa!

Onde crescem na natureza


São tantas espécies de sombra que seria impossível listar todas as plantas que curtem menos sol. Menos, Carol? Pois é, sombra pra planta não é ausência de luz solar, é um local onde os raios chegam só durante uma parte do dia ou, é filtrada por plantas maiores. Se pensou em espécies que se desenvolvem embaixo de árvores ou perto de paredões naturais, você já entendeu o que significa sombra pras verdinhas.

Folhas grandes


Como toda planta precisa de luz solar pra se desenvolver (não existe planta que cresça no breu), as espécies de sombra precisam aumentar a área que capta a luz e ela consegue isso com folhas grandes. Outro truque que elas usam é ter folhas em tons mais escuros. No vídeo, Carol mostra um Anthurium plowmanii, com suas folhas enormes e de um tom de verde escuro bem bonito. Antúrios, filodendros, Monsteras e lírios-da-paz possuem em comum essas folhas largas, assim como marantas e calatéias – apesar da baixa estatura, suas folhas são grandes e largas em comparação com seu tamanho.

Flores pequenas


Flores discretas também podem ser uma sinalização de que a planta prefere crescer em locais de sombra. Pensa com a verdinha: pra quê gastar energia criando flores grandes e exuberantes, se os polinizadores como beija-flores e borboletas acabam fazendo sua ronda em locais ensolarados? Melhor guardar suas forças e ter florezinhas discretas e de acordo com os bichinhos de locais com menos luz. Os antúrios, em sua maioria, exceto aquele mais conhecido, possuem flores pequenas, como o Anthurium clarinervium. Ah, e aquela parte colorida do antúrio não é a flor, é uma folha adaptada e chamada de bráctea. A flor de verdade está naquela espiguinha e, na verdade, são várias!

Crescimento rente


Plantas rasteiras, como musgos, avencas, rendas-portuguesas e rendas-francesas, também gostam de menos luz em comparação com as outras plantas. Essas são espécies adaptadas a locais com bastante umidade e crescem "coladas", bem rentes ao chão ou então, à uma parede ou tronco de árvore, como o chifre-de-veado. Essas plantas também usam um truque pra manter mais umidade, criando pelinhos em suas folhas e caules.

Folhagem escura


Planta com folhas escuras? Pode apostar que ela prefere um local sombreado. Begônias, como a begônia-preta (Begonia bowerae "Black Velvet") é um ótimo exemplo. E, de quebra, tem o truque dos pelinhos pra manter umidade nas suas folhas.

Folhas sobrepostas


Outro truque que certas plantas de sombra usam pra captar o máximo de luz em um local escuro é ter folhas que crescem sobrepostas. Espécies epífitas, como samambaias e bromélias são ótimos exemplos de verdinhas adaptadas à pouca luz e que crescem felizes entre os galhos e troncos de árvores. Quem aqui lembrou de orquídeas tropicais, levanta a mão!
Agora é treinar o olhar usando essas dicas e, quando estiver na natureza, observe como são as plantas que crescem nos cantos menos ensolarados. Ah, e mais uma informação importante: pra florir, até mesmo as plantas de sombra precisam receber uma dose de luz solar. Se sua orquídea ou begônia não tá dando flor, talvez o local seja sombreado demais. O que é sombra pra gente costuma ser breu pra planta.

Plantas mostradas no vídeo:
Anthurium plowmanii
Monstera "Peru"
lírios-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
Aglaonema X hybrida hort. "Valentine"
Anthurium clarinervium
begônia-preta (Begonia bowerae "Black Velvet")
Episcia cupreata

Minhas Plantas recomenda