11 plantas que estão na moda

Plantas na moda? Pois é, existe esse termo e você pode notar que, muitas espécies surgem aqui e ali, enquanto outras desaparecem. Folhagens com estampas, cores vibrantes, estilos e muita coisa que se aplica à moda possui um paralelo no mundo das verdinhas. Nossa jardineira Carol Costa mostra 11 espécies que são sucesso hoje nesta super lista.

Folhas estampadas e coloridas


A begonia-maculata é inconfundível, com suas folhas assimétricas e pintas brancas. E essa belezinha ainda dá flores! Outra lindeza botânica, a aglaonema "Lawan" possui tons rosas em sua folhagem e, vale usar esse truque ninja: pra ter cores mais vibrantes, reforce a adubação com cálcio e coloque a aglaonema aos poucos em um local que tenha sol, até 4 horas por dia.

Brilho envernizado


A zamioculca "Black" não tem esse nome por acaso: suas folhas são realmente negras mas, quando os brotinhos estão crescendo, a folhagem é verde limão! Já o filodendro "Pink Princess" tem tons de rosa em suas folhas e pode até mesmo, conforme cresce e se enrosca num tutor, aparecem marcas no tom creme na folhagem mais antiga. Outra planta que fica bonita, seja trepando num tudor, seja pendente em um hanger, é a jiboia "Marble Queen". Com mais manchas brancas do que amarela, é uma planta bem charmosa.

Plantas imponentes


Com destaque em qualquer ambiente, o Ficus lyrata hoje pode ser encontrado no mercado com até dois metros e meio de altura, o que significa que a planta ficou no produtor por até 3 anos! Pra quem gosta de plantas grandes, o Ficus elastica tem duas variedades: o "Ruby" com folhas rosada e, o "Burgundy", com suas folhas de um tom roxo muito escuro, quase negro.

Capa do livro Minhas Plantas


A Calathea orbifolia é uma planta que teve uma procura aumentada desde 2017. Essa folhagem delicada e com listras de um verde bem clarinho aparece na capa do livro "Minhas Plantas – Jardinagem para Todos (Até Quem Mata Cactos)", da nossa professora jardineira Carol Costa e, desde então, tornou-se uma planta muito querida por colecionadores. Pudera, o livro está há quase 5 anos no primeiro lugar de livro de jardinagem mais vendido no Brasil.

Folhagens estilosas


A Calathea lutea, também conhecida pelo nome popular de charuto-cubano, tem folhas bem largas e longas, super delicadas e macias. Pra fechar a lista, duas folhagens pra quem ama costela-de-adão (Monstera deliciosa) mas, não tem espaço em casa: a Monstera adansonii, com suas folhas pequenas e cheinhas de furos, adora ser tutorada ou ficar num vaso pendente e, a Rhaphidophora tetrasperma, também chamada de mini-costela-de-adão, tem folhas rasgadinhas mas, sem furos.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
begonia-maculata (Begonia maculata)
aglaonema "Lawan"
zamioculca "Black" (Zamioculcas zamiifolia "Black")
filodendro "Pink Princess" (Philodendron "Pink Princess")
jiboia "Marble Queen" (Epipremnum aureum)
Ficus lyrata
Ficus elastica "Ruby" e"Burgundy
Calathea orbifolia
Calathea lutea
Monstera adansonii
mini-costela (Rhaphidophora tetrasperma)

Figurino:
Carol usabrinco Marina Sheetikoff, blusa Rosa Chá, calça Fernanda Yamamotoe sapato Luiza Perea

Loja Minhas Plantas
Universidade Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda