Decoração com flores naturais

Clique aqui e inscreva-se no Casa Cheia de Verde

Arranjos florais podem transmitir a mesma personalidade e tendência de uma casa e de seus moradores. Dá pra representar uma pessoa romântica usando flores de determinadas cores e formatos, e a mesma lógica também funciona pra vários outros estilos. Nossa jardineira Carol Costa bateu um papo com Karina Saab, a renomada florista que cria os arranjos lindos que são vistos em novelas. Partiu assistir um capítulo florido cheio de cenas fortes de beleza e muito charme?

Ambientes pra decorar


Flores de corte podem ser usadas em arranjos pra embelezar locais da casa onde seria impossível uma planta em vaso sobreviver. Lavabos, aparadores que ficam longe da janela ou uma mesa de centro em uma sala grande são bons exemplos de locais onde não tem luz solar, mas um arranjo floral sempre vai brilhar. Como a proposta é criar algo temporário, floristas podem pensar muito mais na estética do que na durabilidade das plantas. Dá pra misturar espécies que gostam de climas diferentes e substratos variados – até porque, as plantas não são plantadas, ficam em vasos com água. A ideia aqui é valorizar forma, cor e beleza, um prato (ou vaso?) cheio pras flores de corte.

Estilo romântico


Se a proposta é montar um arranjo romântico, procure usar cores suaves, como o branco, rosado e lilás e, escolha flores com formas redondas. Rosas (Rosa x hybrid) são um ótimo exemplo de flor do tipo arredondada, onde as pétalas formam uma espécie de bola. Pra deixar o arranjo mais interessante, Karina utiliza também algumas flores do tipo espiga, como o lírio ainda fechado. Enquanto a maior parte do buquê romântico possui formas arredondadas, algumas plantas, como o aspargo-alfinete, torna o conjunto mais charmoso. Alstromérias (Alstroemeria hybrid) completam e dão volume ao buquê.

Buquê moderno


O oposto do arranjo romântico seria um moderno, onde predominam formas assimétricas, cores mais fortes, e sóbrias, além do uso de flores inusitadas. O cimbídio (Cymbidium hybrid) e o eríngium (Eryngium foetidum), uma flor que é quase uma novidade entre floristas, rendem um buquê de encher os olhos com muito estilo. Aliás, outra novidade será o formato do Casa Cheia de Verde, o evento online de jardinagem e paisagismo onde nossa querida Carol Costa traz convidados e apresenta vários ambientes de uma casa. Você ficará lotado de ideias e o seu lar, repleto de plantas. Tem link aqui pra se inscrever! Karina Saab é uma das convidadas, não dá pra perder!

Arranjo com ervas aromáticas


Arranjo gourmet? Dá pra fazer, sim, usando ervas em uma cesta de vime. Se você tem uma horta em casa, dá pra aproveitar os ramos da poda do pé de alecrim pra complementar seu buquê perfumado. Pensa só que demais presentear alguém querido e que ama cozinha com uma composição dessas! Lembre-se de remover as folhinhas da parte de baixo do cabo da planta, assim ela dura mais tempo no arranjo. Outra dica é cortar o caule na diagonal e, não se esqueça de trocar a água do vaso a cada dois dias.

Composições lúdicas e criativas


Tem sugestão pra presentear famílias com um arranjo lúdico, cheio de formas e que imitam um mini jardim. Karina mostra dois arranjos criados com mini-espadas (Dracaena trifasciata) e suculentas. Arranjos com cactos e suculentas é também um dos temas da Universidade Minhas Plantas, onde Carol apresenta vários passo a passos, formas de cultivo e, até mesmo, como transformar esse hobby em um lucrativo negócio verde.

Buquê colorido e divertido


Pra quem é super alegre e ativo, um buquê com flores de várias formas e bem colorido fará sucesso. Karina mostra um arranjo super diferente, onde orquídeas grandes se juntam às delicadas flores da chuva-de-ouro (Oncidium hybrid). Alstroméria, dracena "Baby" (Cordyline hybrid) e folha-de-eucalipto fazem a conexão entre as espécies de cores e formas diferentes, transformando tudo num conjunto super conectado e bonito.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
rosa (Rosa x hybrid), da Fazenda Santa Rosa
alstroméria (Alstroemeria hybrid), da Ana Flores
cimbídio (Cymbidium hybrid)
eríngium (Eryngium foetidum), do Grupo Terra Viva
mini-espada (Dracaena trifasciata), da NaturAYO
chuva-de-ouro (Oncidium hybrid) e dracena "Baby" (Cordyline hybrid), da Holambelo Flores e Planta
folha-de-eucalipto, da
Flora do Jacarandá
suculentas, da Flora Yamamura

Participação especial no vídeo:
Karina Saab

Figurino:
Carol usa colar do Studio Drê Magalhães e vestido do acervo pessoal.

Conheça a Loja Minhas Plantas

Casa Cheia de Verde – parceiros:

Forth Jardim
Leroy Merlin
Shopping Garden
Veiling Holambra
Vasart
Yes, We Grow!

Inscreva-se no Casa Cheia de Verde - clique aqui.

Minhas Plantas recomenda