Como comprar plantas como um profissional

Clique aqui e inscreva-se no Casa Cheia de Verde

Dá pra comprar plantas como um profissional, se você souber escolher as verdinhas que quer levar pra casa. Pra cada tipo de planta, tem um macete que precisa ficar de olho! Nossa jardineira Carol Costa mostra todos os truques e os pontos de atenção pra você escolher certo e não levar pra casa uma plantinha que vai dar ruim.

Um bom fornecedor


A primeira dica é escolher o local onde você compra suas plantas. Normalmente, garden centers e floriculturas profissionais costumam trabalhar com fornecedores sérios. Carol, por exemplo, gravou este vídeo em uma das lojas do Shopping Garden (São Paulo, SP), um dos maiores garden centers do Brasil.

Caixaria


Quando a intenção é fazer um paisagismo ou cobrir uma grande área com a mesma espécie, jardineiros e paisagistas já sabem o que precisam comprar: plantas de caixaria. São, como o nome diz, vendidas em caixas com vários exemplares da mesma espécie – é uma compra por atacado. Confira se as plantas estão enraizadas e, vá na fé! Não dá pra escolher e trocar plantas pra fazer uma caixa só pra você – é o mesmo conceito da caixa de morango, sabe? Você compra um lote e, às vezes, alguns não estão muito bons, faz parte.

Olhe o aspecto geral da planta


Pra escolher a planta, não se preocupe se uma folha ou outra estiver seca ou amarelada, isso é normal. Mas, se as manchas estiverem em toda a planta, muitas folhas cortadas, murchas e se desprendendo, ou pior, com cheiro ruim, é sinal de que tem problema grave aí. Doenças fúngicas e ataque de bactérias podem ser a causa da planta estar com esses sintomas. Fuja!

Planta acostumada com o clima


Hortaliças você compra em mudas, já que a maioria são plantas anuais. Mas, existem espécies perenes, como o alecrim. Neste caso, escolha a maior planta, já bem enraizada e acostumada com o nosso clima – lembre-se que essa é uma espécie do Mediterrânio e que gosta de clima frio e Sol. Quanto maior a planta, mais resistente e adaptada ao nosso clima ela será.

Perenes e lenhosas


Árvores e arbustos precisam de uma atenção especial do comprador. Verifique se a planta enraizou bem. Sem uma boa massa de raízes, dificilmente a verdinha irá pra frente. Arbustos com flores, vale checar se os botões fechados são firmes.

Folhagens e flores


O truque pra escolher folhagens é olhar a planta, e não o tamanho do vaso. É muito melhor escolher uma planta mais cheia do que uma estiolada, que pareça grande, mas com poucas folhas. Escolher flores de época, como as bulbosas tulipas, jacintos e amarílis, é melhor escolher as de botões bem fechados – a planta florida durará mais tempo na sua casa.

Truque de orquidófilo


Orquídeas com folhas cortadas, é sinal de que rolou uma doença fúngica. Pintas em várias folhas, se não é comum da espécie, como nas chuvas-de-ouro, também é sinal de doença. Não leve pra casa. Plantas com pseudobulbos molengas, escuros e com cheiro ruim, é fria, ou melhor, doença bacteriana! O mesmo vale pra flores bulbosas. Nem por um descontão vale a pena levar! Ainda pra escolher orquídeas, a que tiver mais hastes e mais botões fechados, será a melhor escolha.

Suculentas


Evite comprar suculentas com hastes meio peladas, estioladas ou com folhas caídas no substrato. Escolha as mais repolhudinhas com uma formação mais compacta e com um aspecto robusto. Vale escolher também uma planta maior e bem formada, do que levar três vasinhos da mesma planta. Também o contrário vale: se a pequena estiver bem mais formada, deixe a grande estiolada pra lá.

Gostou das dicas? Agora, corre e escolha as plantas pra sua casa, porque no dia 22 de setembro, começa o Casa Cheia de Verde, um evento onde nossa louca das plantas ensinará como criar projetos paisagísticos que estão ao alcance de todos! Não dá pra perder – link pra inscrição, aqui https://casacheiadeverde.com.br/cadastro/?utm_source=ytppl6

Figurino:
Carol usa colar CAS, blusaYogini e calça do acervo pessoal.

Casa Cheia de Verde – parceiros:


Forth Jardim
Leroy Merlin
Shopping Garden
Veiling Holambra
Vasart
Yes, We Grow!

Loja Minhas Plantas

Inscreva-se no Casa Cheia de Verde - clique aqui.

Minhas Plantas recomenda