Como usar cinza nas plantas

Inscreva-se no Jardim de Comer, o Curso Gratuito de Jardinagem que vai rolar de 9 a 10 de julho, das 14h às 17h - clique aqui

Cinzas nas plantas? Pois é, este material que você consegue em churrasqueiras, fogões e fornos à lenha, lareiras e fogueiras, pode ser usado e trazer vários benefícios pras plantas da sua casa e jardim. Então, antes de varrer as cinzas pra fora de casa, pega a pazinha, junta esse rico ingrediente pra cuidar do jardim e assista esse vídeo, que nossa jardineira Carol Costa explica tudim sobre cinzas pra você!

Protege folhas e solo


Pra aplicar em suas plantas, pegue um punhado e espalhe, do mesmo jeito que Carol mostra no vídeo. Esse movimento com as mãos é conhecido como "à lanço". Ao cair nas folhas, a cinza cria uma camada que impede que pulgões e cochonilhas ataquem as folhas. No substrato, é preciso afastar as palhinhas protetoras e, só aí, aplicar as cinzas sobre a terra. Volte a cobrir o substrato com as palhinhas após a aplicação. Isso criará uma proteção extra pro solo e raízes contra o frio.

Potássio pras plantas


Além da proteção extra pra folhas e substrato, as cinzas entregam um complemento de potássio pro seu jardim e vaso, um macronutriente importante pras plantas. Potássio é indicado pela letra K na tabela periódica e é um dos três nutrientes encontrados no NPK – olha o K aí, de kalium, o nome do potássio em latim. Olha quanta informação bacana!

Onde encontrar cinzas


Os locais que você pode conseguir cinzas são: churrasqueiras, fornos e fogões à lenha, lareiras e, se você não tem nenhum desses utensílios em casa, corre naquela pizzaria perto da sua casa: quase sempre, eles descartam esse material e entregarão de bom grado pra você, pra usar as cinzas de uma maneira mais nobre.

O que pode ser usado


Pode usar os pedacinhos de carvão? Não! Use uma peneira pra separar o carvão das cinzas e, esse processo ajudará também a separar possíveis grampos e pregos, muitas vezes encontrada em pedaços de madeira de reaproveitamento. Descarte esse material e, cuidado pra não se machucar! Uma dúvida comum de quem quer usar cinzas de churrasqueira é em relação ao sangue e sal que pode cair nas brasas, durante o preparo dos assados. Não tem problema, o sal entrega sódio e, o sangue também não fará nenhum mal já que tem ferro, ambos micronutrientes importantes pra planta. Evite só aqueles nacos de gordura, que podem levar um tempo maior pra se decompor e pode atrair alguns bichinhos que não queremos no jardim.

Na natureza, tudo se reaproveita! E, você pode também aproveite pra aprender mais truques como esse e, cultivar hortaliças, frutas e legumes na sua casa: faça sua inscrição no Jardim de Comer, o Curso Gratuito de Jardinagem que vai rolar de 9 a 10 de julho, das 14h às 17h - inscreva-se clicando aqui.

Figurino:
Carol usa blusa Cora Básico, tiara e colar do acervo pessoal.

Loja Minhas Plantas

Jardim de Comer


Inscreva-se no Jardim de Comer, o Curso Gratuito de Jardinagem que vai rolar de 9 a 10 de julho, das 14h às 17h (clique aqui)

Minhas Plantas recomenda