página inicial / blogs / Carol Costa

A mensagem das pragas

© Carol Costa/Minhas Plantas

A mensagem das pragas


O que pulgões, formigas e cochonilhas podem dizer sobre a maneira como lidamos com nossa alimentação e o cuidado com as plantas

Por Carol Costa

Como exterminar lagartas? É possível erradicar pulgões? Tem alguma receita caseira matadora para cochonilhas? Toda semana me deparo com esses apelos de gente desesperada em ver a planta tão querida, cuidada que nem filho, amanhecer repleta de folhas mordidas, manchadas ou furadas. É fácil entender como surge essa gana assassina. Dá uma raiva danada saber que a lesma ou o caracol se banquetearam no morango que você estava esperando amadurecer ou que os nematoides detonaram as cenouras que você foi colher com as crianças.

Há uma curiosa contradição nesse desejo inseticida. A mesma pessoa que quer executar lagartas a sangue frio costuma ser aquela que se encanta com as borboletas sobrevoando as flores do jardim. Ué, mas é o mesmíssimo bicho, certo? A lagarta é o bebê da borboleta. Desejar o inseto adulto e rejeitar a fase larval é como tira sarro da menina tímida e franzina da infância e descobrir, anos mais tarde, que ela virou uma mulher linda e inteligente.

Orgânicos versus produtos de limpeza


Repara só como estamos cada vez mais orgânicos e, no entanto, mais germicidas. Dá uma olhada na sua última compra no supermercado: quanto você gastou em frutas, verduras e legumes e quanto desembolsou em produtos de limpeza. Epa, tem alguma coisa errada aí, não tem? E, olha, não tô te acusando, não, que a minha compra de mês foi exatamente assim por muitos a muitos anos.

Quando uma família gasta mais com detergente, alvejante, água sanitária, limpa-fogão, cera para pisos frios, limpa-vidro e coisas com ação "microbiana" em geral do que com alimentos frescos e saudáveis, soa o alerta vermelho. Como vamos nos reconectar com a natureza tendo uma postura tão higienista?

É claro que não estou defendendo que a gente vá dormir sem tomar banho ou coma com as mãos sujas. Todo mundo quer ser limpinho, mas a jardinagem é o anti-limpismo, entende? É justamente o "sujar" gostoso, saudável, aquele que renova nossa conexão com a terra, incluindo aí seus fungos, bactérias, minhocas e insetos. Quanto mais adotamos uma postura repelente de insetos, mais ela repele a vida natural. Justamente aquela que buscamos ao ter uma horta em casa, ao levar as crianças para andar no parque ou ir tomar um sol na praia. São dois lados da mesma moeda.

Horta sem agrotóxicos


Tem outra coisa que me deixa intrigada. Com o aumento das informações sobre o cultivo dos alimentos e da fiscalização no uso de agrotóxicos, a gente sempre fica horrorizado ao saber da quantidade de produtos colocados nos alimentos. Volta e meia sai uma lista de recordistas em resíduos químicos, quase sempre encabeçada por tomate, morango, pimentão e outras figurinhas que, agora, plantamos em casa.

Acredite se quiser, o produtor rural não quer colocar veneno na sua mesa. O que leva a cada vez mais agrotóxicos nos alimentos é um manejo totalmente anti natural, que limpa o campo de cobertura vegetal, cultiva uma única espécie em longos hectares de área, retira os predadores naturais das pragas e acaba com a diversidade de espécies. Colocar fungicida, bactericida, inseticida, acaricida e outros "cidas" no campo custa dinheiro, tempo e mão de obra — se o produtor pudesse escolher, ele não colocaria nada. Só que para isso acontecer é preciso uma grande mudança no modo de ver a produção. Um voltar ao jeito natural. Esse passo atrás vai permitir muitos passos à frente na produção de alimentos, seja na agroindústria ou no seu vasinho de hortelã na varanda.

Entenda o recado das pragas nas suas plantas


Quando a gente entender que esse mundo é de todos, que não somos a única espécie faminta e com direito a um lugar ao sol, que mesmo o menor dos bichinhos tem seu direito à vida, só assim mudaremos o jeito de lidar com as pragas. Entenderemos que elas surgem como avisos de que algo está errado na nutrição da planta. A cochonilha aparece quando falta cálcio na adubação. O pulgão surge pelo uso extensivo de adubos nitrogenados. Formigas são indicadores de solo compactado e de falta de molibdênio. A lagarta que morde a folha estimula também a produção de hormônios de crescimento e mesmo uma terra com nematoides pode ser altamente produtiva, segundo já demonstrou tantas vezes a agrônoma Ana Maria Primavesi, uma das pioneiras nessa forma de olhar as plantas.

O que fazer com as pragas, então? Captar a mensagem de desequilíbrio que elas nos estão passando e corrigir a raiz do problema. Com calma. Como quem semeia um novo amanhã.

Publicado na Revista Natureza – 356
postado em 17/09/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir bem … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação … (+)
Leia mais
mostrar mais