página inicial / blogs / Carol Costa

Plantas com flores pequenas e exóticas

© Carol Costa/Minhas Plantas

Uma planta conversando com Deus



Conheça algumas flores discretas, minúsculas ou exóticas que parecem não ter pegado a mesma senha que roseiras e jasmineiros.

Por Carol Costa

É aqui a fila da flor? – É sim, meu filho. No que posso ajudar? – Olha, eu tô muito precisado da sua ajuda. Tem uma moça que eu tô amarradão, quero umas flores pra chamar a atenção dela. Grandes, perfumadas, de pétalas macias. Ah, e bem coloridas!

– Como é seu nome, rapaz? – Filodendro, Senhor.

– Eu não tenho mais senha pra flores grandes, o hibisco veio e pegou tudo. Pétalas macias ficaram com a rosa, e o perfume foi pro jasmim. E como os manacás não se decidiam pela cor das flores, eu mandei logo três pra cada um. Negócio não está fácil pro seu lado, não.

– Pô, mas as moças só querem saber de flor. Tô lascado...

– Se ainda tivesse a caixa de lápis de cor, tentava colocar uns vermelhos aí, mas depois que eu fiz o arco-íris, as araras e a Rita Lee, só sobraram uns toquinhos de lápis. Tem bastante verde ainda, serve?

– Aí o Senhor me complica, né?! Como vou declarar meu amor pras minas sendo uma folhagem verde e sem flor?

– Hmmmm, peraí que eu tive uma ideia divina!

Folhagens que são tão bonitas quanto flores


Tenho certeza de que foi esse o papo do Philodendron gloriosum com Deus. Só assim pra explicar aquelas folhas verdes e aveludadas terem formato de corações gigantes. O Jardineiro mandou também flores, mas à moda guaimbê, digamos assim, com a inflorescência no formato de espiga envolvida por bráctea que tanta fama trouxe ao antúrio.

Mais difícil foi a solução dada ao curculigo. Pensa num rapaz tímido? Daqueles realmente discretos, mas com o coração bom, capaz de acolher em seus braços – digo, folhas –, quem pede abrigo e proteção? Pois é, o moço conseguiu a senha da flor lá no Céu, mas ficou com tanta vergonha que deixou o buquê amarelo e pequenino escondido onde só os olhares mais sensíveis conseguem alcançar.

Peperômias não tiveram a mesma sorte e vieram pra Terra com inflorescências do tipo "rabinho de rato com caspa", enquanto as do papiro parecem um asterisco – será que Deus espirrou enquanto estava fazendo essas flores?. Tamanho, evidentemente, não é o cerne da questão, que o diga a estapelia, cujas flores enormes exalam odor de carniça. E antes que você comece a pensar que o Cara lá de Cima tem muito bom humor, lembre- se da tiririca ou da mãe-de-mil, plantas que todo mundo quer exterminar, mas que produzem flores lindas e duráveis. #naotemlogica

Orquídeas com flores minúsculas


A coisa não para por aí, não. Até a família das flores mais aristocráticas tem lá suas preteridas. Enquanto há milhões de colecionadores de catleias, falenópsis e dendróbios, dá pra contar nos dedos os orquidófilos que se derretem de elogios pelas Pleurothallis, com suas flores solitárias, do tamanho de cabeças de cotonetes, firmemente agarradas às folhas. Barbosella e Stellis também produzem orquídeas tão insignificantes que são chamadas de "matinhos" pelos especialistas, bem menos bullying do que "monstrinhas", como foram batizadas as flores dos gêneros Stanhopea ou Coryanthes. Que nome melhor dar praquele amaçarocado de pétalas de onde desponta um labelo em concha e uma sépala fálica, assim, #tudojuntomisturado? Sorte a nossa ter tanta flor no mundo. Dá pra atender a todos os gostos, até aqueles que são menos de floradas espetaculares e mais de folhagens exuberantes, como eu. ;)

Publicado na Revista Natureza – 355
postado em 4/09/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir bem … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 3

O episódio da horta na laje fez muito sucesso. Quem assistiu o programa A Louca das Plantas no Canal GNT, viu quantas espécies de plantas nossa jardineira Carol Costa consegue colocar num mesmo espaço, unindo harmonia, beleza e funcionalidade. A quantidade de informações é tão grande, que a jardineira piracibacana … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 2

Nossa jardineira Carol Costa postou no Instagram do Minhas Plantas um montão de informações sobre o segundo episódio do A Louca das Plantas, seu programa sobre jardinagem no Canal GNT. O episódio #2 foi sobre um quintal pouco aproveitado onde bate pouca luz solar, e ainda um cãozinho filhote. A … (+)
Leia mais
mostrar mais