Corretor Ortográfico Ou Hortográfico?

© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Plantando dementes em ladeira íngrid

É tanta mensagem doida e enigmática que chega por aqui que está na hora de inventarem um Corretor Hortográfico, para ajudar a gente a tirar dúvidas de jardinagem

Por Carol Costa

Anote a dica aí: jogue "dementes" num terreno "vadio" que ainda tenha a terra molhada por "ovário" e veja como as "planilhas" crescem fortes mesmo sem "adultos". Se você não entendeu nada, precisa instalar um Corretor Hortográfico no seu cérebro, o mesmo app milagroso que tenho usado aqui para responder dúvidas de leitores e ouvintes.

A tecnologia tem garantido algumas das maiores conquistas do ser humano e as minhas melhores gargalhadas nos últimos anos. De fato, muitas palavras vêm escritas errado mesmo — você não seria capaz de contar quantas versões existem para "cochonilhas". Termos em latim são os que mais geram confusão e fazem até especialista enrolar a língua para pronunciar. É o caso de "Phalenópolis" (suspeito que deve ser a cidade das borboletas), "Dentrodium" (um mal que acomete todos os Dendrobium cultivados "dentro" de casa) e "Kateléia" (não é aquela princesa de Star Wars, não?). Tô aqui juntando essas pérolas mas, para ser sincera, eu mesma sofro com a nomenclatura científica e tenho chiliques cada vez que descubro que mudaram o nome de uma planta que eu amava (me nego a chamar a Calathea por Goeppertia, me n-e-g-o!).

Muitas vezes, nem são as línguas mortas as culpadas pelas mensagens truncadas que recebo. Os casos mais corriqueiros são de, hmmm, digamos... releituras muito pessoais. É assim que surgem "baquitéricas em hoquideas", "chachim com bixus" e as abomináveis "leindeias e carochos, incetos fedorentas que dar nas plantas" (repare que esse "carocho" é "fedorentas", então, só pode ser maria-fedida, mesmo...).

Adubos com nomes engraçados


Eu amo tanto essas mensagens que comecei a colecionar as capturas de tela toda vez que algo incompreensível aparece por aqui. Se você acha que minhoca só produzem húmus, está muito ultrapassado. As mais fervorosas geram um material fértil, os "hinos de minhoca", enquanto aquela tribo antiga que surge no cocô do cavalo de Átila produz o combativo "huno de minhoca". E já que o assunto é adubação, bokashi, osmocote e NPK ganham tantas variações que eu fico me perguntando se tem algum nutriente especial na comida dos leitores, porque não é possível aparecer tanta inovação por aqui. Na real, as empresas de fertilizantes estão bobeando e já deveriam ter criado "bolasha" adubadora, "os bom corte" de liberação lenta e "NVemK", esse, sim, o trio de nutrientes que assume a responsabilidade e "chama na chincha".

Com tantos anos de uso do Corretor Hortográfico, notei mais uma lacuna no mercado e me preparo para lançar, em breve, o app Jardinagem Telepática. Esse é ótimo para desvendar a identificação de mensagens que chegam assim: "Carol, viajei para a praia neste final de semana e tinha uma planta de flores brancas na estrada, as pétalas eram meio rasgadinhas, pena que não deu pra tirar foto, que planta é?". Num caso assim, basta baixar o Jardinagem Telepática e você vai saber em segundos se é um narciso, uma haste de rosa que caiu no chão ou um sagui albino. Às vezes, o e-mail vem com fotos anexadas — não fique triste, há sempre mais diversão assim. Tem imagem desfocada, de baixa qualidade, em contraluz, de partes pouco características, de plântulas, de sementes e, claro, o auge do pedido de identificação, a alegria dos taxonomistas, a clássica foto no breu. Tijuro. Tenho um monte delas aqui, mas parece que existe alguma predileção em fotografar cactos à noite, em contraluz, desfocados e mostrando só um pedacinho da planta. Harri Lorenzi vai morrer de inveja quando conhecer a minha coleção de fotos, renderia um livro inteiro de Jardinagem — Advinhe se Puder!

É tanta maravilha que deixei para o fim a melhor de todas. Coloque seu Corretor Hortográfico no modo "ligado" e, se descobrir o que essa criatura quer saber, pelamor, me diz. Preparado? "Ombro dia católica amo sua coluna e seu trabalho muito talentosa por sinal Parabéns. Gostaria que me desse dicas para cultivar hortaliças pois tudo que plantou não vai me dar um helicóptero. Obrigada bj". Calma que não acabou! Respondi pedindo ajuda para entender e, candidamente, me retornaram com "aí meu Deus que gafanhotos vergonha total". Bons helicópteros para você, colega jardineiro, que nunca precise plantar "violentas" em solo "sexo", afinal, todo mundo sabe que elas vão bem em "casos" com bastante "humildade".

PS: Depois de instalar a versão paga do Corretor Hortográfico, descobri que "ombro dia católica" talvez seja "bom dia, Carol". Os helicópteros e gafanhotos continuam um mistério.

Publicado na Revista Natureza – 362

postado em 6/11/2018 - Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais