página inicial / blogs / Carol Costa

Carol Costa e o terrário gigante

© Carol Costa/Minhas Plantas
Carol Costa conta como foi a montagem de um enorme terrário, que se não for o maior do Brasil, deve estar entre os 10 maiores e mais belos terrários brasileiros. O local foi o evento Enflor 2017, em Holambra (SP), a capital das flores.

Holambra, Enflor, Ruben Acosta e o terrario gigante

Foi tão intenso o Enflor que eu quase esqueci de postar o terrário gigante que fiz pra @racosta.plantasornamentais. Com 2 m de altura, ele foi criado com as verdinhas produzidas em Holambra pela empresa que leva o nome do pai da Déborah, Ruben Acosta. Não o conheci, infelizmente, mas todos que puderam conviver com esse uruguaio diziam que ele era um homem incrível, inteligente, profundo conhecedor das folhagens tropicais, uma dessas pessoas que garimpam bonitezas verdes mundo à fora. Batizou o Philodendron "Brasil", introduziu um monte de plantas de sombra no nosso país e entendia de marantas como ninguém. Senti um pouco a responsa que é lidar com esse legado nos 11 dias em que estive trabalhando lá — imagina fazer bobagem e deixar morrer uma plantinha que tem toda essa história? Ufa! Ainda bem que a Déborah e o Fernando, à frente da empresa hoje, foram bonzinhos o bastante comigo e toparam todas as minhas maluquices. Mandaram fazer uma esquadria de metal especialmente nesse formato, depois, chamaram o vidraceiro, que deixou abertas duas janelinhas pra eu conseguir trabalhar.

A montagem do terrário gigante


O terrário levou um dia pra ser montado, com Medinilla magnifica, Calatheas variadas, Peperomia prostata, Ludisia discolor, Ceropegia woodii e heras. Até o musguinho usado foi coletado nas estufas (e as pedras, emprestadas do quintal). Roubou a cena durante os três dias de feira e, depois, foi desmontado inteirinho.

Fugaz como florada de ipê


Deu dó, confesso, mas fiquei pensando em como a beleza das coisas naturais é fugaz. A flor está ali hoje, depois cai. A fruta uma hora amadurece e, se a gente bobeia, estraga no pé. Que gostoso foi curtir a montagem, a feira e essa boa lembrança. E, se um dia a gente montar de novo, que seja totalmente diferente, novo e belo. Como a florada dos ipês.
postado em 24/07/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir bem … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação … (+)
Leia mais
mostrar mais