3 dicas para melhorar as fotos de plantas
1. Aprendi com amigos fotógrafos um truque muito bom para fazer imagens amadoras parecerem sérias: clicar de perto coisas que você está acostumado a ver de longe e fotografar de muito perto aquilo que sempre está ao alcance dos olhos. Uso a dica em fotos prosaicas de plantas que encontro nas minhas andanças. Faça o teste numa bromélia, por exemplo: dá para ver o cálice tão de perto que até parece outra planta.
2. Acorde cedo. A luz do sol da manhã deixa as fotos com as cores mais vibrantes e sem aquele amarelo carregado do sol da tarde. Essa dica é especialmente importante para quem pretende fotografar ambientes externos – perto do meio-dia, as sombras ficam duras e criam grandes áreas negras nas imagens. Vale lembrar também que dias nublados costumam render fotos de flores bem mais interessantes do que os dias de sol forte logo cedo.
3. Flores caídas são um daqueles temas que todo fotógrafo amador acha o máximo, mas que os profissionais costumam considerar de uma cafonice sem tamanho. Enquanto você ainda está praticando, não tenha vergonha de ser cafona, repetitivo, sem criatividade. Com um pouco de treino, você mesmo vai buscar novas formas de enxergar o mesmo jardim.