Tu te tornas responsável por aquilo que cultivas.
página inicial / culinária / biscoitos
© Cecília Santos/Cozinha da Ceci

Barrinha de cereais

Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
Continuando minhas experiências com quinoa, fiz barrinhas de cereais e frutas secas, que ficaram bem saborosas. Quer dizer, elas não têm formato de barrinha, né? E eu não sei como chamar. Bolacha? E aí, alguma sugestão?

Nesta receita, usei damascos, nozes e castanhas-do-pará picados. Mas as possibilidades são enormes: macadâmia, pistache, frutas desidratadas. Só é preciso ter em mente que as frutas desidratadas têm muito açúcar, até mais do que as frutas frescas.

Testei duas vezes a versão da barrinha com chocolate, mas não ficou bom. Da primeira vez, misturei o chocolate picado quando a quinoa e a calda ainda estavam quentes, o chocolate derreteu, misturou com a massa, e as barrinhas continuaram moles depois de assadas. Tentei de novo depois de uns dias, tomando o cuidado de só acrescentar o chocolate picado depois que a massa estivesse fria. Ficou tão ruim que eu joguei tudo fora, choramingando pelo desperdício de chocolate belga.

Ingredientes

- 1/2 xíc. (chá) de quinoa
- 1 e 1/2 xíc. (chá) de água
- 1 xíc. (chá) de frutas secas (ameixa, cereja, damasco etc)
- 1 xíc (chá) de sementes secas (nozes, macadâmia, castanha-do-pará, castanha-de-caju etc)
- 1 xíc. (chá) de aveia em flocos
- 2 col. (sopa) de açúcar mascavo
- 2 col. (sopa) de mel
- óleo para untar
Preparo: 1h30
Rendimento: 10 barrinhas
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Cozinhe a quinoa na água durante 12 minutos. Espere amornar.
2. Pique grosseiramente as frutas secas e as sementes e adicione à quinoa.
3. Acrescente a aveia e reserve.
4. Em uma panela, derreta o açúcar mascavo com o mel e mantenha no fogo até começar a ferver.
5. Acrescente a calda à massa de quinoa, aveia e frutas secas e misture bem.
6. Se for fazer no formato de bolacha, espere esfriar um pouco para poder enrolar. Nesse caso, unte com óleo um tabuleiro e cubra-o com papel manteiga. Pegue porções de massa na capacidade de uma colher de sopa, aperte bem cada porção para formar uma bola, e achate-a no tabuleiro. É importante que elas fiquem compactas. Se quiser barrinhas retangulares, unte e forre com papel manteiga um refratário retangular médio ou quadrado (20 x 20 cm aproximadamente), despeje a massa e pressione bem contra o fundo, nivelando com as costas de uma colher.
7. Nos dois casos, leve a massa para assar em forno médio pré-aquecido (cerca de 180ºC) por 20 a 30 minutos. No caso das barrinhas, corte com a faca quando a massa estiver morna. Guarde num recipiente bem fechado.