página inicial / culinária / acompanhamentos
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Abóbora com alecrim

Juliana Valentini,
do site De Verde Casa
Uma aboborona enorme nasceu na horta e não fui eu que plantei. Não sei de onde veio a semente nem como se chama a espécie, mas esperta é, porque veio nascer direitinho na casa de uma amante das Cucurbitaceas - a família das abóboras.

Claro que aceitei o lindo presente e tenho tratado de fazer bom proveito. Como tempo aqui tem sido artigo de luxo, a palavra de ordem é cozinhar o que pede pouco preparo e aproveitar o que se tem à mão. Receitas elaboradas com ingredientes difíceis têm ficado para depois.

Um clássico na cozinha desta casa é abóbora com cebola e alecrim. Da horta em vasos, claro. Prato rápido e delicioso, não exige prática nem tampouco habilidade. É uma ótima opção para acompanhar o arroz e feijão de todo dia ou uma carne, ave, peixe... vai bem com tudo.

É unanimidade por aí que alecrim e abóbora fazem uma apetitosa dupla, mas nada te impede de testar outras ervas que estejam disponíveis na horta de casa. Ou mesmo uma misturinha delas, já que a abóbora tem sabor suave e aceita bem um colorido extra de sabores. Boas experiências e bom apetite!

Ingredientes

- 1/2 abóbora
- 1 cebola pequena
- 1 col. (chá) de azeite
- 1 maço de
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: moleza

Modo de Preparo

1. Descasque a abóbora e corte em cubos. Reserve.
2. Pique a cebola em cubos grandes. Reserve.
3. Refogue a cebola no azeite.
4. Quando estiver começando a aloirar, junte os cubos de abóbora e deixe fritar um pouco, para selar. Mexa de vez em quando.
5. Depois de dois ou três minutos, coloque água até cobrir as abóboras pela metade. Tampe deixando uma só frestinha aberta e baixe o fogo.
6. Quando praticamente não houver mais água, confira o cozimento espetando as abóboras com uma faca ou garfo. Se estiverem macias, acrescente o alecrim picado, salgue e coloque pimenta-do-reino.
7. Mexa mais um pouco para misturar os temperos e está pronto.