página inicial / culinária / bolos
© Cecília Santos/Cozinha da Ceci

Bolo de limão-siciliano

Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
De vez em quando alguma coisa dá muito errado na cozinha (acontece com todo mundo, né?), e no geral eu fico bem aborrecida, principalmente quando acontece porque eu estava distraída.

A grande mancada foi semana passada. Era meu aniversário e chamei minha família e uns amigos para fazermos uma festinha junina no salão do prédio. Assei um pernil, minha irmã fez um caldinho de feijão maravilhoso, minha mãe trouxe cuscuz e quentão, minha amiga Claudia preparou paçoca com carne seca, e outras pessoas trouxeram bolo e docinhos.

Decidi fazer bolo Romeu e Julieta, mas sem glúten, para que uma amiga que é celíaca pudesse comer. Planejei fazer um naked cake (veja aqui que coisa linda) recheado com goiabada cremosa e cream cheese com chantilly. Assim que terminei de montar o bolo, ele começou a inclinar perigosamente. E antes que eu pudesse fazer alguma coisa e cobrir o bolo, ele começou a desmoronar, coisa de louco! Resolvi não sofrer por causa disso, afinal não valeria a pena estragar o prazer da festinha, e transformei o bolo num pavê. O engraçado é que eu já fiz bolo de festa sem glúten, em camadas. Só que desta vez não funcionou, infelizmente.

Mas ontem, quando fiz este bolo de limão, coloquei metade numa forma retangular de silicone mas esqueci de enfarinhá-la antes, e o fundo do bolo ficou todo na forma quando fui desenformá-lo. A outra metade da massa, eu assei numa forma de bolo inglês pequena demais e o bolo também não ficou bonito. Desta vez fiquei tão aborrecida que tive um acesso de choro!

A sorte é que o bolo ficou realmente delicioso, macio e com um sabor azedinho de limão. Formas são mesmo um dilema, inclusive as de silicone! E eu preciso me lembrar: na dúvida entre 2 formas, escolher sempre a maior.

Recomendo muito usar limão siciliano nesta receita, que é mais suave. Mas se quiser usar outro tipo, é melhor usar menos sumo.

Ingredientes

- 4 ovos
- 100 g de manteiga à temperatura ambiente
- 1 e 1/2 xícaras de açúcar
- 5 gotas de essência de baunilha
- 1/2 xíc. (chá) de leite
- 3 xíc. (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xíc. (chá) de suco de limão-siciliano
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2 col. (chá) de raspas de casca de limão-siciliano
Preparo: 1h30
Rendimento: 15 fatias
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Bata os ovos com a manteiga e o açúcar, cerca de 10 minutos, até ficar bem volumoso.
2. Adicione a baunilha e o fermento e bata mais um pouco.
3. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente o leite, a farinha e por último o sumo de limão.
4. Por fim, adicione o fermento e uma pitada de sal e misture sem bater.
5. Despeje a massa em uma forma grande de furo previamente untada e esfarinhada em forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos ou até que um palito saia seco quando espetado no bolo.
6. Depois de desenformar, polvilhe açúcar de confeiteiro e enfeite com raspas de limão-siciliano.