página inicial / culinária / bolos
© Cecília Santos/Cozinha da Ceci

Bolo fofinho de banana

Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
Além de adorar bolo, eu adoro receitas que são fáceis de preparar e, principalmente, que sujam pouca louça. Claro, de vez em quando a gente se joga em uma receita mais elaborada e sofisticada. Mas sabe quando no meio da tarde bate aquela vontade de um bolo fresquinho, ainda mais neste outono, e o tempo é curto ou a preguiça é grande?

Também gosto de pensar em receitas de bolo que não precisam de batedeira porque muita gente simplesmente não tem uma. E isso não pode ser motivo para recorrer a bolo de caixinha, aquela coisa artificial e cheia de conservantes, né?

Essa receita é da Claudia, uma amiga muito querida que cozinha divinamente e que, como eu, é aspirante a jardineira. Quando ela me deu a receita, confesso que num primeiro momento pensei: mais uma receita de bolo de banana? Porque é o tipo de coisa que todo mundo sabe fazer. Mas acabei seduzida pelo sabor, textura e praticidade. Olha, eu recomendo muito.

Ingredientes

- 3 bananas
- 1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar
- 3 ovos
- 1/2 xíc. (chá) de óleo
- 2 xíc. (chá) de farinha de trigo
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
- 1 col. (chá) de canela em pó
- manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar
Preparo: 40 minutos
Rendimento: 8 fatias
Dificuldade: fácil

Modo de Preparo

1. Amasse as bananas, misture com o açúcar e reserve.
2. Em uma tigela, bata os ovos e acrescente o óleo, misturando bem com um batedor de arame (fouet) - não é preciso batedeira ou liquidificador.
3. Peneire sobre eles os ingredientes secos e incorpore.
4. Acrescente a pasta de banana com açúcar e mexa até ficar uniforme.
5. Despeje a massa em uma forma média untada e enfarinhada.
6. Asse em forno médio pré aquecido (cerca de 180ºC) por cerca de 40 minutos ou até dourar. Teste com um palito ou faca – se sair limpo, o bolo está pronto. Desenforme ainda morno.