Tu te tornas responsável por aquilo que cultivas.
página inicial / culinária / bolos
© Carol Costa/Minhas Plantas

Bolo de brigadeiro com morango

Carol Costa
Foi graças ao jornalismo que aprendi a fazer bolo de festa. Fizemos um concurso na redação para ver qual das catorze moças era de fato prendada, já que todas trabalhávamos numa revista feminina pródiga por seu encarte de culinária. Quase ninguém cozinhava, ou porque só comesse na rua ou porque fosse muito jovem e a tarefa ficasse a cargo de mães e avós.

E eu, que nem pudim consigo fazer sem queimar tudo, fui inventar de fazer o bolo mais melequento possível. Porque eu posso não ser cozinheira, mas de competição eu entendo — teria de ser alguma receita com muito chocolate e quantidades industriais de morango. Afinal, se o morango veio ao mundo foi só pra fazer parzinho com o brigadeiro.

Niqui eu tinha dois ingredientes e receita nenhuma. Fui chorar as pitangas para a madrinha Elenice Altman, essa, sim, cozinheira e anfitriã das boas, responsável pelas gostosuras de nada menos do que quatro restaurantes: Filial, Genésio, Genial e Mundial. Então, a receita abaixo é uma combinação da massa de pão de ló que Elenice me ensinou com o brigadeiro da Brigadeiro, que leva um toque de mel e fica realmente muito bom. Para decorar, usei, além dos morangos, amoras e framboesas frescas.

Ah, o concurso, já ia esquecendo! Quando eu abri o embrulho na redação e treze pares de olhos vieram ver meu bolo, eu só ouvi uma coisa: "Morango com brigadeiro é apelação!". Pronto, estava batizado o bolo vencedor!

Ingredientes

Para a massa de pão de ló:
- manteiga para untar
- 12 col. (sopa) de farinha de trigo
- 15 ovos em temperatura ambiente
- 15 col. (sopa) de açúcar
- 3 col. (sopa) de chocolate em pó
- 3 col. (chá) de fermento

Para a calda de brigadeiro:
- 4 col. (sopa) de manteiga sem sal
- 4 col. (sopa) de chocolate em pó
- 4 latas de leite condensado
- 4 col. (sopa) de leite
- 2 col. (sopa) rasas de mel

Para o recheio e a decoração:
- 4 caixas de morangos picados (reserve uma caixa para decorar)
- 1 caixa de amoras
- 1 caixa de framboesas
Preparo: 2 horas
Rendimento: 40 fatias
Dificuldade: difícil

Modo de Preparo

1. Ligue o forno a 180ºC. Unte e esfarinhe uma assadeira retangular média. Reserve.
2. Separe 5 claras das gemas.
3. Em uma tigela grande, bata as claras em neve.
4. Adicione às claras as gemas peneiradas, uma a uma, descartando a pele que as envolve.
5. Inclua 5 col. (sopa) de açúcar aos poucos, misturando com um garfo, delicadamente.
6. Acrescente 4 col. (sopa) de farinha de trigo peneirada e, por último, 1 col. (chá) de fermento. Incorpore os ingredientes sempre mexendo com o garfo, em movimentos suaves.
7. Despeje a mistura na assadeira untada e esfarinhada e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.
8. Quando estiver pronto, retire a assadeira, mas mantenha-a coberta com um pano úmido.
9. Repita duas vezes a operação com uma assadeira de mesmo tamanho (ou desenforme o bolo, mantendo-o coberto com pano úmido e use a mesma assadeira, limpa, untada e esfarinhada de novo). Ao final do processo você terá três camadas de massa de pão de ló assadas. Reserve-as.
10. Coloque a manteiga, o leite condensado, o chocolate em pó e o leite em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.
11. Adicione o mel e continue mexendo até parecer uma calda grossa (deve ficar mais líquido do que o brigadeiro tradicional). Desligue o fogo.
12. Acomode uma camada de pão de ló sobre uma travessa grande e bonita e lambuze-a bem de leve com a calda de brigadeiro.
13. Coloque metade dos morangos picados e cobra-os generosamente com um terço da calda de brigadeiro.
14. Acrescente mais uma camada de pão de ló e repita o processo do recheio.
15. Agora, ponha a última camada de massa e esparrame todo o restante da calda de brigadeiro, cobrindo bem as laterais. Trabalhe rapidamente com o chocolate porque ele logo vai endurecendo e fica difícil de espalhar.
16. Enfeite com morangos, amoras e framboesas e boa festa!

PS: Se não quiser fazer uma receita tão grande, divida por três os ingredientes da massa de pão de ló e por dois os da calda de brigadeiro. Aí, parta em três pedaços iguais a massa e recheie com uma caixa de morangos, reservando outra para decorar. Menorzinha assim, a receita rende umas 10 fatias.