Tu te tornas responsável por aquilo que cultivas.
página inicial / culinária / bolos
© Cecília Santos/Cozinha da Ceci

Bolo de uva

Cecília Santos,
do site Cozinha da Ceci
De uns tempos pra cá, tenho achado que, apesar da imensa variedade de frutas que temos no Brasil (além das importadas, já facilmente encontradas em alguns supermercados e mercearias), nossos bolos se restringem a poucos sabores: banana, laranja, coco, além de chocolate, fubá, cenoura e uns poucos mais. Mas a verdade é que é bem possível usar o suco de muitas frutas como o elemento líquido do bolo. Estou até pensando aqui em experimentar um bolo de manga!

Tenho uma receita de bolo de banana que já fez muito sucesso e durante algum tempo era a sobremesa que me identificava e que todo mundo pedia para eu preparar. Alguns diziam que até tentavam fazer, mas não ficava boa. Ora, isso quase sempre é argumento de quem prefere comer sem cozinhar, porque seguindo direitinho a receita e os princípios básicos, pouca coisa pode dar errado.

Enfim, lembrei de preparar esse bolo com uvas adaptando ligeiramente a receita do bolo de banana (que eu publiquei tempos atrás no Feministas na Cozinha). Minha amiga Renata, que também já havia provado e aprovado o bolo de figo, teve uma reação bem entusiasmada ao experimentar este bolo de uva, então presumo que tenha ficado realmente bom!

Ingredientes

- 1 xíc. (chá) de açúcar
- 1 xíc. (chá) de farinha de trigo
- 1 xíc. (chá) de amido de milho
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
- 80 g de manteiga
- 2 ovos
- 3/4 de xíc. (chá) de leite integral
- 1 cacho de uva sem caroço
- manteiga e farinha para untar e enfarinhar
Preparo: 1h30
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: média

Modo de Preparo

1. Em uma tigela, peneire os ingredientes secos e misture com a manteiga usando as mãos até obter uma espécie de farofa. Reserve.
2. Bata os ovos com o leite.
3. Unte e enfarinhe uma forma redonda e despeje nela metade da massa seca, forre com uma camada de uva e cubra com o restante da massa seca. Para finalizar, despeje a misture de leite com ovos.
4. Asse em forno médio pré-aquecido (cerca de 180ºC) até estar dourado, por cerca de 40 minutos. As uvas ficarão bem macias.