página inicial / vídeos

Como construir uma horta com tijolos sem cimento nem argamassa

Hoje é dia da casa de Holambra ganhar um lugar para plantar salsinha, hortelã, alecrim e outras ervas aromáticas. Juntas, nossa jardineira Carol Costa e sua amiga Tatiana Cavaçana do Instituto de Permacultura da Pampa (Ipep) decidem criar com tijolos um canteiro em espiral. Além de ficar bonito, facilitar a colheita e economizar espaço no quintal, o formato em "caracol" permite que várias espécies possam crescer num mesmo local, até mesmo aquelas que precisam de diferentes condições de cultivo. Plantas que gostam de mais sol e menos água, como o alecrim, ficam na parte central e mais alta da espiral e, de quebra, fazem sombra para ervas que necessitam de solo mais úmido e que são mais sensíveis aos calor, como a salsinha. Assim, fica fácil ter temperos fresquinhos sempre ao alcance da mão.

Além do alecrim (Rosmarinus officinalis) e da salsa (Petroselinum crispum), outras ervas como a hortelã (Mentha spicata), a rúcula (Eruca sativa) e o coentro (Coriandrum sativum) ficam na parte sul (onde recebe menos sol) e do lado norte as plantas que preferem maior incidência de raios solares como o tomilho (Thymus vulgaris), a sálvia (Salvia officinalis), a falsa-verbena (Aloysia triphylla), o manjericão (Ocimum basilicum) e a mirra (Tetradenia riparia). Outra dica da Carol Costa é plantar no entorno da espiral de ervas o boldinho (Plectranthus ornatus), pois esta planta ajuda a afastar cães e gatos, evitando que seus pets possam estragar a hortas, mas sem nenhum risco aos animais. O boldinho também ajuda a manter longe alguns insetos como pernilongos, baratas e formigas.

Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e terá um episódio novo de segunda a sábado, além de uma Live ao vivo aos domingos, até o dia 10 de Junho. Assista em primeira mão aos episódios da sua novelinha verde no canal Jardim das Ideias STIHL, no YouTube, e participe das Lives no Facebook da STIHL Oficial, todos os domingos, às 18h. Boralá deixar sua casa mais verdinha? É fácil, gostoso e faz bem pra toda a família. ;)

Conheça os outros apoiadores desse projeto:


BRA Digital
Cobasi
Leroy Merlin
Prefeitura de Holambra
Spagnhol Plantas Ornamentais
Instituto de Permacultura da Pampa 'Ipep'
Viveiro Oiti