Como eliminar trevos

Encontrou trevos no jardim? Nossa jardineira Carol Costa explica, em plantês, o que o surgimento desta simpática plantinha herbácea. E, nem precisa encontrar um daqueles trevinhos de quatro folhas, porque hoje é seu dia de sorte!

Cálcio no substrato


Trevos podem surgir no seu gramado ou em seus vasos, mas não de uma forma como se tivesse sido semeado por igual. Surgem alguns aqui, outros ali... isso porque o substrato não é algo homogêneo. E, o trevo surge quando encontra algo favorável para o seu crescimento e, pra essa planta, é um substrato com pouco cálcio. Enquanto pra maioria das plantas o cálcio (Ca) é importante pra criar uma estrutura rígida, pra uma plantinha rasteira e baixinha como o trevo, isso não é importante. Ele procura exatamente um solo com pouquíssimo cálcio.

Folhas e caules menos firmes


A falta de cálcio resulta em plantas mais "molengas" e são essas as preferidas pelas pragas: quanto mais macias, mais fáceis de folhas e caules serem furadas e mordidas por lagartas, besouros e lesmas. As plantas, principalmente as de sol pleno, precisam de muito cálcio pro seu desenvolvimento. Cactos e gramados, por exemplo, podem sinalizar a falta de cálcio quando surgem trevos.

Como corrigir a falta de cálcio


O cálcio é um nutriente beeem lento de ser absorvido pelo solo e pelas plantas, por isso, a forma mais rápida de corrigir uma deficiência é usar o cálcio líquido – um vidrinho rende muito, já que ele é diluído na água pra aplicação. No dia a dia, você pode usar uma fonte bem acessível de cálcio e que quase todo mundo tem em casa: cascas de ovos. É só triturar e espalhar no substrato mas esta é uma forma que leva bem mais tempo pro substrato e as plantas absorverem o nutriente.

Minhas Plantas recomenda