página inicial / vídeos

Chá de clitória é azul e faz bem para a saúde

Um chá azul, feito com pétalas de uma planta que parece uma certa parte de uma mulher? Calma, não precisa tirar as crianças da sala! Nossa jardineira Carol Costa apresenta uma trepadeira incrível: o feijão-borboleta (Clitoria ternatea), também conhecida como cunhã. Prepare-se para assistir a um vídeo que mistura botânica, um pouco de aula de anatomia, culinária, medicina alternativa, teoria das cores e, por que não, mágica! Venha com a louca das plantas conhecer esta curiosa florzinha azul.

Uma flor que parece um órgão sexual?


O nome científico, Clitoria ternatea, faz alusão ao formato da flor, parecido com o órgão sexual feminino. Não bastasse sua forma curiosa, as pétalas do feijão-borboleta são azuis, uma cor rara na natureza, até mesmo entre o colorido mundo das flores. Quantos animais, vegetais ou até mesmo minerais você conhece que são naturalmente azuis? Quando a gente fala azul, é AZUL mesmo, não é lilás nem roxo.

Chá da flor clitória e suas propriedades medicinais


Para preparar o chá de clitória, basta recolher algumas pétalas da planta, colocar em uma xícara e despejar água quente, para iniciar a infusão. Rapidamente, a água começa a ser tingida pelo azul. Uma dica: não ferva a água com as pétalas. Apesar da cor incrível, o chá desta flor não possui muito sabor. Ainda assim, ele é consumido pelas suas propriedades medicinais. O chá de clitória é indicado para problemas no fígado e também diabetes. Esta bebida também tem propriedade ansiolítica, antidepressiva, analgésica e anti-inflamatória. Mas, um aviso importante: antes de consumir este chá (assim como outras infusões com propriedades medicinais), é aconselhável verificar com seu médico se não existem contraindicações.

Um chá feito com flor e que muda de cor


Achou pouco um chá de pétalas de uma planta tão feminina, com uma cor super rara no mundo natural e que possui propriedades medicinais? Pois nossa louca das plantas ainda mostra outro truque. Eis a mágica: com algumas gotas de limão, o chá que era azul torna-se... rosa! E ainda ganha o sabor cítrico da fruta. Acho que esta nem a professora de Herbologia de Hogwarts conhecia...

Minhas Plantas adverte: consulte seu médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento fitoterápico.

Ah, e antes que alguém pergunte:
– Carol, Carol... o que é fitoterápico?
Fitoterápico é relativo a fitoterapia, que é o tratamento ou prevenção de doenças através do uso de plantas ;-)