- Nome popular aspargo-pluma
- Outros nomes
- Categoria folhagens
- Ordem Asparagales
- Família Asparagaceae
- Subfamília Asparagoideae
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Asparagus
- Espécie Asparagus densiflorus "Myersii"
- Origem África do Sul
- Tamanho Até 70 centímetros
- Propagação por divisão de touceira
- Iluminação sol pleno
- Rega média água
- Plantio o ano todo
- Perfumada não
- Floração primavera
- Frutos não comestíveis
Enquanto a jiboia se consagrou nas paredes verdes de sombra, o aspargo-pluma ganha todos os holofotes quando o assunto é jardim vertical no sol. Seja em varandas quentes, seja em muros expostos a oito horas de sol por dia ou até mesmo em lugares sujeitos a geadas, lá estão as inconfundíveis plumas que tornaram esse um verdes dos queridinhos dos paisagistas. A fama não veio à toa: o aspargo-pluma é fácil de pegar, aceita sol e chuva, não exige podas e funciona lindamente em telhados verdes rasos, esquecidos em lajes.
Onde plantar o aspargo-pluma
Típico da África do Sul, cresce até em pedras, daí preferir um solo mais arenoso e leve do que o substrato argiloso comum no Brasil. Para preparar o vaso, misture areia, húmus e substrato para mudas em partes iguais, cobrindo bem a superfície com palhinhas protetoras. Para aguentar mais tempo sem água, o aspargo-pluma possui raízes em forma de "batatinhas" (rizomas), ideais para armazenar nutrientes e umidade nos meses mais secos. Por isso, não descuide das regas: sempre use a dica do dedômetro antes de molhar, para não encharcar demais o solo.
Como reproduzir o aspargo-pluma
Se quiser tirar mudas, retire um pedacinho que tenha folhas e algumas batatinhas junto, elas enraízam facilmente. Um alerta pra quem tem crianças em casa: os frutos parecem balinhas vermelhas e surgem nos meses mais quentes, mas não podem virar lanchinho de seres humanos, já que são tóxicos se ingeridos. As flores, brancas e minúsculas, atraem passarinhos e borboletas e vão encher de charme seu jardim.