página inicial / áudios

Phalaenopsis estão com as folhas caindo

As orquídeas do gênero Phalaenopsis é uma das mais populares e amadas. Também são conhecidas como orquídea-borboleta ou orquidea-da-secretária, são figurinhas carimbadas na coleção de todos os orquidófilos, até dos iniciantes. Hoje, nossa jardineira Carol Costa explica o que acontece com a orquídea de um ouvinte que diz que a planta está com as folhas murchas.

A Phalaenopsis costuma perder as folhas mais velhas, que vão murchando até secar e cair. Quando isso acontece, é porque a planta está se preparando para ter novas folhas, que nascerão assim que as velhas se soltarem. Normalmente, uma orquídea Phalaenopsis tem de seis a oito folhas, algumas plantas beeeem grandes podem ter até dez.

Talvez sua planta esteja se preparando para ter um broto! Olhe sua orquídea e veja se tem algum pequeno brotinho, bem na ponta da haste da planta. Quando ele estiver maiorzinho, com três raízes do comprimento do seu dedo mindinho, você pode destacá-lo delicadamente e plantá-lo no substrato, e logo terá uma nova plantinha. Você pode ver mais sobre estes brotos (chamados também de keikis) clicando aqui.

Observe sua planta e veja se está produzindo mais keikis do que flores: se a resposta for mais keikis, provavelmente sua planta está num lugar com muita sombra; se for mais flores, ela está num lugar com mais sol.

Agora que você sabe disto, não se preocupe: sua planta pode estar perdendo algumas folhas para ter novas, e talvez, até um bebê!