página inicial / áudios

Pé de acerola está lotado de bichinhos brancos

Imagine um pé de acerola no seu pomar, mas em vez de estar carregado de frutos, a árvore está cheinha de... cochonilhas! Nossa jardineira Carol Costa conta como se livrar desta praga e garantir acerolas para a próxima colheita.

Cochonilhas são insetos que podem tomar conta da sua planta. Estes bichinhos têm uma grande quantidade de espécies e tamanhos variados, podendo ser tão pequenos que mal dá para enxergar (a não ser quando estão em "turma") até os maiores, parecidos com besourinhos.

Quando as cochonilhas são grandes e ainda não tomaram conta da planta, dá para removê-las até mesmo com a mão - basta raspar com a ponta da unha que o bichinho se desprende fácil. Mas, quando virou uma infestação, o jeito é ter paciência, óleo de neem e um pulverizador. Se puder, use um pulverizador costal, que parece uma mochila e tem capacidade para 20 litros. Dilua o óleo de neem (pronuncia-se "nim") em água, preparando uma mistura bem forte. Encha o reservatório com esta mistura e pulverize por toda a árvore. Repita a aplicação depois de uma semana, e faça isto por um mês. Com paciência, neem e o pulverizador, as cochonilhas deixarão sua aceroleira em paz.