página inicial / áudios

Dendrobium com folhas queimadas de sol

Uma ouvinte perguntou para a nossa jardineira de plantão Carol Costa sobre uma orquídea do gênero Dendobrium que está com queimaduras nas folhas. Para identificar se realmente aquela manchinha na planta é causada pelo sol, o truque é bem fácil, e o jeito de evitar novos problemas é mais fácil ainda.

O sol deixa as folhas esbranquiçadas numa área específica, como se fosse uma mancha. Dá a impressão de que um pouco de água sanitária caiu na folha e desbotou, deixando uma cor mais clara. No resto da folha, tudo continua verdinho. Além disso, dá para notar que a parte onde tem a diferença de cor o relevo da planta está diferente, parecido que alguma coisa "derreteu" aquele pedaço.

É bem fácil cuidar para que a planta não sofra com mais folhas queimadas: basta remover o vaso do sol forte e colocá-lo numa área com claridade, sem que os raios incidam diretamente sobre a folhagem.

Para quem está com dúvida se a manchinha na folha é realmente uma queimadura e não doenças fúngicas ou causadas por bactérias, é só prestar atenção na cor e as formas da parte afetada. Fungos e bactérias costumam deixar pintas amareladas ou marrons. Se quiser saber um pouco mais sobre diferenciar fungos e pragas, é só clicar aqui.

Viu como é fácil tratar queimaduras de sol da sua orquídea? A parte ruim é que a mancha irá permancer na folha; ela não se recupera (um minuto de silêncio). Mas tenha certeza de que novas folhas nascerão e elas estarão protegidas de novas queimaduras mantendo-as na área sem luz do sol direta.